Placa doada por Matt Groening ao
Museu de Springfield, no Oregon
   

Nome da cidade ficcional do desenho animado é um dos mais comuns nos EUA

LOS ANGELES - Milhões de pessoas sabem que Homer Simpson e sua família moram em Springfield, mas a verdadeira inspiração para a cidade de "Os Simpsons" é um mistério para os espectadores há mais de duas décadas. O criador da série não revelava a verdadeira localização de Springfield para não "arruiná-la para as pessoas" - bem, isso até hoje.
Em entrevista à edição de maio da revista "Smithsonian", Matt Groening contou que a cidade da ficção - praticamente uma personagem à parte nas aventuras da família amarela - é baseada em Springfield, Oregon, que fica perto de Portland, onde ele passou a infância. Ele também se inspirou no nome da cidade depois de vê-la no programa de TV "Father Knows Best", da década de 1950.

"Percebi que Springfield é um dos nomes de cidade mais comuns nos EUA. Antevendo o sucesso do programa, pensei: 'Isso vai ser legal, todo mundo vai pensar que é a sua Springfield'. E pensam mesmo", revelou.

De acordo com o United States Geological Survey, o IBGE norte-americano, existem 34 cidades ou vilas com o nome de Springfield em 25 estados apenas nos EUA. A primeira foi fundada em 1636, em Massachusetts. O nome também é comum no Reino Unido, Canadá e Austrália.

As histórias de Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie viraram um clássico na TV norte-americana desde o surgimento da série, há 23 anos. O programa já ganhou 27 prêmios Emmy e tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Uma expressão usada por Homer - "D'oh" - foi incorporada em 2011 ao dicionário Oxford de inglês.
Os personagens da série têm os mesmos nomes da família de Groening - o pai dele se chama Homer (homenagem ao poeta grego Homero), a mãe é Margaret, e ele tem irmãs Lisa e Maggie. Bart, portanto, é o "alter ego" do próprio autor, que no entanto não batizou o menino travesso de "Matt" porque achava que seria mais divertida "essa ideia de um pai brabo gritando 'Bart', e Bart soa como o 'bark' (latido) de um cão latindo".

As alusões ao Oregon não param no nome da cidade. Groening também batizou alguns personagens com os nomes de ruas em Portland, como o reverendo Lovejoy, o aluno valentão Kearney e o vizinho mala-sem-alça Ned Flanders. Até o endereço da família Simpson (Evergreen Terrace, 632) é o mesmo da casa onde Groening passou a infância.
No ar desde 1989 pela Fox, "Os Simpsons" é a sitcom há mais tempo na TV americana. Ele é exibida em mais de cem países e 50 idiomas e ainda atrai semanalmente uma média de 7,7 milhões de espectadores nos EUA.




Fonte: O Globo

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top