A cantora baiana Daniela Mercury apresentou parte do seu trabalho “Canibália - Ritmos do Brasil” na Passarela do Descobrimento, em Porto Seguro, por ocasião das comemorações do Aniversário do Brasil, uma programação diversificada da Prefeitura Municipal para os 512 anos da chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral em solo brasileiro.

Milhares de pessoas se aglomeraram na Passarela, no último sábado, 21, para assistir as coreografias que evocam a cultura baiana, com ênfase nas suas origens africanas, embalados pelas músicas “Dona deste lugar”, “Quero a felicidade”, “Canto da Cidade”, “Rapunzel”, “Maimbê”, “Aquarela do Brasil”, entre outras. Daniela também dançou o kuduro, um ritmo angolano que está fazendo sucesso mundialmente.

A artista afirmou amar Porto Seguro, cidade que conhece desde os 15 anos e onde já se apresentou em diversas ocasiões. Ao comentar alguns aspectos econômicos, sociais e políticos do Brasil, ela enfatizou que existem muitos homens e mulheres dignos na política e que o país necessita de exemplos de ética, honestidade e trato com a coisa pública e com o cidadão, deixando um legado às gerações futuras.

Diversidade cultural brasileira

Segundo a sua assessora, Fabiana Crato, com o propósito de mostrar a diversidade cultural brasileira, nada melhor para a cantora do que participar das comemorações na terra onde nasceu o Brasil, um país que tem uma variedade rítmica muito grande. “A Daniela costuma dizer que o sonho dela é ver o mundo dançar o samba reggae. Ela tem uma carreira internacional de quase duas décadas e sua satisfação é levar a nossa arte para o mundo”, ressaltando que Porto Seguro possui uma relação estreita com festas, acolhendo de maneira fluída todos os estilos. “Não falamos de cultura sob uma única perspectiva, no caso a baiana, mas de todo o conjunto que é a cultura brasileira, considerando os seus matizes regionais. Com esta cidade, ela tem a melhor relação possível, de muita cumplicidade, carinho e respeito”, declarou.

Identidade nacional

Após o show, o bolo de aniversário do Brasil foi cortado pela presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Cecília Nakamura. Durante a cerimônia, o secretário municipal de Turismo afirmou que, a partir daquele momento, todos os brasileiros comemorarão o seu aniversário em duas datas diferentes, sendo uma o 22 de abril.

O prefeito Gilberto Abade considerou que a importância dos festejos consiste em despertar o sentimento de patriotismo em todos os nacionais. “Queremos que as pessoas compreendam que esta data deve ser celebrada por todos nós, sendo guardada em nossos corações, pois é a mais importante para a nossa pátria. Acredito que, a partir da festa em Porto Seguro, a data se firmará definitivamente no calendário nacional”, explanou.

Pedro Ivo Rodrigues

Fotos: João Cordeiro

Secretaria de Governo e Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top