Técnicos em Informática e em Alimentos estão capacitando funcionários do Colégio Modelo Valdívio Costa, o primeiro da Bahia a utilizar lousas eletrônicas

Resultado de uma ampla e produtiva parceria com a Prefeitura de Porto Seguro, através da secretaria de Educação, estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA) estão participando de estágios em colégios da rede municipal, a exemplo do Colégio Modelo Valdívio Costa, o primeiro da Bahia a utilizar lousas eletrônicas. A unidade é referência nacional em termos de educação, uma vez que conta com piscina, academia de música, sala de informática, cine teatro, sala de jogos, cozinha industrial, creche para 240 crianças, playground, etc.

Inicialmente, estão estagiando alunos dos cursos técnicos em Informática e em Alimentos, sendo que existe o planejamento de incluir discentes de outras áreas.

Diretor do IFBA: “O prefeito Gilberto Abade é um grande parceiro”

Segundo o diretor geral do IFBA, Ricardo Cunha, o estágio é uma etapa para a formação técnica do estudante, o que torna necessários tais convênios. “Nossos alunos visitam as escolas e fazem levantamentos acerca das principais demandas referentes aos seus campos de atuação. No caso, eles estão trabalhando com a merenda escolar e com a rede de computadores, atualizando os seus conhecimentos”, salientando que os técnicos em Informática realizam a manutenção preventiva e corretiva dos computadores e que os técnicos em Alimentos lidam com o manuseio, conservação e preparo dos alimentos, zelando pela saúde alimentar.

Sobre o convênio com a prefeitura, Ricardo destacou que o prefeito Gilberto Abade é um grande parceiro do IFBA, auxiliando inclusive na sua expansão no município. “Estamos numa nova edificação, com 12 laboratórios e 10 salas de aula, construída num terreno de aproximadamente 7.000 metros quadrados, cedido pelo município. Além disso, fomos agraciados com uma área de 18.000 metros quadrados, no distrito de Arraial d´Ajuda, onde funcionará o 1º Campus Avançado do IFBA em Porto Seguro”, ressaltando que agradece ao gestor por todo apoio e que, juntos, os governos federal e municipal ofertarão uma educação de alta qualidade.

Abade: “O Colégio Modelo é uma obra inigualável”

O prefeito Abade enfatizou o sucesso da parceria, afirmando que vários projetos serão desenvolvidos entre as instituições. O chefe do Executivo declarou estar feliz com o progresso da educação no município. “O Colégio Modelo, por exemplo, é uma obra inigualável, que beneficia toda a comunidade, principalmente as crianças. É um colégio de excelência”, explanou.

Para Giovanna Slompo e Gleice Bonfim, estudantes do curso técnico em Informática, o Colégio Valdívio Costa surpreende pela sua estrutura física e equipamentos. “O município está proporcionando uma grande oportunidade de aprendizado. Quanto ao estágio, considero que é benéfico para todos”, disse Giovanna.

“Vamos concluir o nosso curso e trazer tecnologia para a escola. É uma ótima oportunidade para colocar em prática o que aprendemos em sala de aula. Trabalhar com os professores também é enriquecedor para a nossa atividade”, pontua Gleice, acrescentando: “Fiquei emocionada ao chegar aqui e conhecer a estrutura deste colégio, ao ver o seu berçário, auditório, lousa eletrônica nas salas de aula, grupos de teatro e interação entre as crianças. Uma unidade como esta só aumenta a expectativa em torno do ensino em Porto Seguro”, pontificou.

Diretora do Colégio Modelo: “É tudo que um pai deseja para seus filhos”

A diretora do Colégio Modelo, Mércia Passos, destacou a representatividade do empreendimento, complementando que o município está oferecendo educação integral. “A comunidade está satisfeita com o espaço e seus equipamentos, onde é muito prazeroso o trabalho do profissional do setor. Temos professores para educação infantil, creche e ensino fundamental. O colégio é tudo que um pai deseja para seus filhos”, ressaltando que, no tocante ao convênio com o IFBA, o prefeito Abade sempre se mostrou disposto a estabelecer esses laços de cooperação. “Já existia uma parceria com a prefeitura em outros setores. No caso do estágio, atende às necessidades de ambos os lados, pois os estudantes do IFBA ajudam e capacitam os nossos funcionários, ao mesmo tempo em que unem a teoria com a prática do dia-a-dia da escola”, concluiu.

Texto: Pedro Ivo Rodrigues

Fotos: João Cordeiro

Secretaria de Governo e Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top