Foi realizada, no último sábado, 07, no Ginásio do Instituto Federal da Bahia (IFBA), a III Copa Porto Seguro de Taekwondo, evento que atraiu atletas de diversas regiões da Bahia e de Minas Gerais e que contou com os apoios da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e do IFBA. A Copa, que teve como objetivos proporcionar visibilidade em nível nacional ao evento local, fomentando o turismo esportivo, contou com a presença do presidente da Federação Baiana Esportiva de Taekwondo, o Grão-Mestre José Carlos Teixeira, juntamente com árbitros da entidade.

Participaram equipes das localidades de Arraial d´Ajuda, Vera Cruz e Coroa Vermelha e dos municípios de Salvador, Ilhéus, Bertim (MG) e Araxá (MG), além do Programa ProJovem, de Porto Seguro, e do CESI das cidades mineiras.


Estiveram presentes: a chefe do cerimonial da prefeitura, Jacqueline Maia, representando o prefeito Gilberto Abade, o vereador Paulo Onishi, o diretor do IFBA, Ricardo Cunha; o primeiro medalhista brasileiro em Campeonato Mundial de Taekwondo Olímpico, Jorge Gonçalves, entre outros.

Uso de coletes eletrônicos

A competição, disputada nas categorias Fraldinha, Mirim, Juvenil e Adulto, foi realizada num espaço para duas áreas de luta, com a utilização de coletes eletrônicos, equipamentos de última geração empregados em eventos internacionais. No dia anterior, foram classificados, numa seletiva, quatro alunos do professor Flávio Porto, coordenador do evento, e um do distrito de Arraial d´Ajuda.

As premiações foram troféus para as cinco equipes mais bem classificadas e medalhas e certificados para todos os participantes. Além dos combates, o campeonato ocorreu na modalidade Ponsai.

A Prefeitura de Porto Seguro apoiou a Copa, patrocinando parte da sua estrutura e fornecendo profissionais das secretarias de Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social e de Saúde, sendo que a última disponibilizou enfermeiros e fisioterapeutas.

Parceria com o IFBA

Ricardo Cunha, diretor do IFBA, instituição que cedeu o seu ginásio como espaço físico para a Copa, afirmou que o professor Flávio Porto, que foi eleito técnico da Federação Baiana Esportiva de Taekwondo no sul da Bahia, é um parceiro do instituto, onde auxilia nas aulas de educação física. “Aqui, essa arte marcial é parte da disciplina. Quando surgiu o Open, o Flávio, conhecendo a nossa estrutura, nos procurou para que sediássemos a competição, o que é uma grande satisfação para nós, já que não apenas temos praticantes do esporte entre nossos discentes, mas também podemos apresentar à comunidade a estrutura da nossa escola, associando educação e esporte como ferramentas de transformação social”, declarou.

O coordenador da III Copa Porto Seguro de Taekwondo enfatizou que o prefeito Gilberto Abade é um incentivador do esporte, que é uma modalidade olímpica e traz disciplina aos seus adeptos. “O taekwondo está crescendo a cada dia e, no caso de Porto Seguro, posso dizer que o nosso trabalho está dando bons frutos”, disse Flávio Porto.

Incentivo do prefeito Gilberto Abade

A chefe do cerimonial da prefeitura destacou que o prefeito Abade tem um carinho especial pelas artes marciais, sendo um parceiro do desenvolvimento da modalidade no município há alguns anos. “Temos equipe de taekwondo no ProJovem de Itaporanga, Arraial, Vera Cruz, Centro, Pindorama e, neste ano, implantaremos nas escolas municipais, através do Programa Mais Educação”, complementando que o chefe do Executivo enviou congratulações aos esportistas do município, desejando sucesso nesse esporte que tem enaltecido o nome do município na Bahia e no Brasil. “Contem sempre com o apoio do nosso prefeito, que cuida mais de quem mais precisa”, arrematou.

Pedro Ivo Rodrigues

Fotos: João Cordeiro

Secretaria de Governo e Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top