Secretários e representantes de diversos setores da Prefeitura de Porto Seguro estiveram em Caraíva, com o objetivo de acompanhar de perto e encaminhar junto ao poder público as principais reivindicações da comunidade local. O encontro foi promovido pelo vereador Paulo Onish (Paulinho Tôa Tôa), que, devido a sua ligação com o turismo, já vinha acompanhando de perto as necessidades dos moradores de uma das vilas de pescadores mais apreciadas por turistas de todo o Brasil.

A reunião com os moradores e lideranças locais, foi realizada em Nova Caraíva e contou com a presença dos secretários municipais de Obras, Sebastião Ferreira; Transportes e Serviços Públicos, Sandy Esmero; além do Procurador Geral do Município, Eduardo Ramos e de representantes das secretarias de Saúde, José Mauro Álvares; Educação, Jane Ribeiro e Obras, Jânio Botelho.

“Caraíva foi incluída no material de divulgação do município e uma das principais reclamações dos moradores é com relação à dificuldade de comunicação com o poder público, até mesmo em função da distância. Através desse mutirão, que já é o segundo realizado lá, nós conseguimos uma melhoria nos serviços públicos e no atendimento ao turista. Claro que ainda estamos distantes do que Caraíva precisa e merece, mas acreditamos que vamos avançar muito mais”, avalia o vereador. A partir desses encontros o Senac já realizou, inclusive, cursos de atendimento ao público para os condutores de carroças e canoas.

Cumprindo compromissos

Com relação ao setor de obras e infra-estrutura, as principais reclamações dos moradores era com relação à conservação da estrada Trancoso-Caraíva, necessidade de recuperação da ponte e reposição de lâmpadas em Nova Caraíva. “No dia seguinte à reunião, a máquina já estava fazendo o patrolamento da estrada e o processo para recuperação da ponte também já foi aberto”, informa o secretário de Obras, Sebastião Ferreira, adiantando que as obras deverão ser iniciadas em cerca de 30 dias. Ele acrescentou ainda que já está sendo providenciada a reposição das lâmpadas em Nova Caraíva.

Na saúde, os moradores pediram ampliação do horário de atendimento médico e aumento do número de agentes de saúde e combate a endemias.”Nós firmamos um compromisso com Caraíva e Nova Caraíva de fazer uma nova reunião, que deverá acontecer no próximo dia 17, com a presença da secretária e outros setores da secretaria, para tratar especificamente dos assuntos de saúde”, afirma o coordenador da Vigilância Sanitária, José Mauro Álvares. Ele observa ainda, que apesar das dificuldades de acesso, a população tem direito ao atendimento médico. “Vamos fazer uma convocação dos profissionais envolvidos e administradores, para que possamos sair de lá com todas as questões resolvidas”, salienta.

A Secretaria de Educação já encaminhou ao Departamento de Transportes a solicitação de aumento da frota de transporte escolar para atender o povoado e a reforma da antiga escola. A responsável pelo setor de Educação do Campo, Jane Ribeiro, assegura que a principal reivindicação da comunidade nesse setor também será atendida, com a ampliação do número de salas de aulas, de seis para oito, na escola que está sendo construída em Nova Caraíva.

Moradores prestigiados

Uma das lideranças locais, José Dilson da Silva Dias, o Dilsinho, presidente da Associação para o Esporte e da Cooplantar – Cooperativa de Trabalhadores da Mata Atlântica do Extremo Sul, considerou a visita promovida pelo vereador Paulinho como de grande valia. “Foi muito bom, pois há muito tempo a gente estava sem esse contato com o poder público. Agora pude ver que o Paulinho é uma pessoa interessada com essa visão do turismo, que a gente precisa melhorar. Ele está empenhando nisso e esse é também o nosso objetivo”, ressalta Dilsinho.

Segundo ele, a comunidade ficou muito satisfeita com o encontro. “A gente entende as dificuldades, mas queremos ser ouvidos. E o Paulinho fez essa ponte, muito interessante”, resume. Outra liderança local que elogiou a iniciativa foi o presidente da Associação Eco-Caraíva, Edgard Rua. “Foi super positivo. O Paulinho tem feito um trabalho super bacana lá, há mais de dois anos, no anonimato, sem muita propaganda. Eu percebo que ele está comprometido mesmo”, resume.

O vereador ressalta que irá acompanhar de perto as ações do poder Executivo, que tem demonstrado toda a predisposição em atender as reivindicações da comunidade de Caraíva. “É um lugar muito especial, que merece também um carinho especial do Executivo, porque é um local diferenciado e privilegiado pelas suas belezas naturais. E o mais importante é que a comunidade de Caraíva e nova Caraíva têm consciência disso e todos lutam para ter essa parceria com o turismo de qualidade. E para isso precisamos também de investimentos em infra-estrutura”, assinala.



Hilda Rodrigues (4262)
Assessora de Imprensa

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top