Na última sexta-feira, 20, foi realizada reunião na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Porto Seguro, onde representantes do município, do Instituto Tribos Jovens e da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) discutiram a possibilidade de um convênio para implantação de um Núcleo de Educação Esportiva nas aldeias indígenas da região, com apoio aos Jogos Indígenas, evento que reune a prática do esporte e a valorização da cultura do povo pataxó, realizado anualmente.

Participaram: o secretário municipal de Esportes e Lazer; o analista técnico da Sudesb Ney Santos, representando o diretor Raimundo Nonato (Bobô), e representantes do Instituto Tribos Jovens.

Para o secretário de Esportes, é importante discutir o assunto com as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, ressaltando que a sua pasta não dispõe de verba própria, propondo parceria com as duas últimas secretarias, levando o projeto ao Executivo.

Inclusão social

O analista técnico da Sudesb afirmou que, em vista às aldeias Velha e Coroa Vermelha, expôs o projeto, sugerido pelo Instituto Tribos Jovens, aos caciques Urubaiá e Aruã, que se mostraram favoráveis. “O desdobramento desse pleito é que foi montado um projeto piloto nas aldeias. A Sudesb remunera a equipe técnica e fornece o material esportivo, assegurando o desenvolvimento das ações. O nosso objetivo é trabalhar com alunos indígenas com idades entre sete e dezessete anos, mesclando os esportes tradicionais desse povo com outras modalidades”, complementando que os enfoques principais são a inclusão social e o exercício da cidadania. “Não temos a pretensão de formar atletas, mas cidadãos”, informando que, com a assinatura do convênio, a previsão para o início das atividades é para o mês de maio. “O projeto já está pronto e em fase de negociação”, finalizou.

Integração

Juari Pataxó, da Superintendência Indígena de Porto Seguro, considerou que um evento como os Jogos Indígenas, que alcança projeção nacional, é fortalecido com parcerias nas três esferas de governo e que a Sudesb está prestando uma grande contribuição nesse sentido. “Através do esporte, podemos mostrar um pouco do que restou da nossa cultura, frisando que existe uma integração com os não-indígenas, uma vez que temos mais de 30 voluntários atuando nas aldeias e que participam dos nossos jogos”, disse.

Pedro Ivo Rodrigues

Fotos: João Cordeiro

Secretaria de Governo e Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top