A Marinha do Brasil promoveu uma confraternização, em alto mar, na última quinta-feira, 19, em Porto Seguro. A cerimônia, realizada a bordo da Corveta Caboclo, foi alusiva às relações cordiais com o município e a despedida do vice-almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral, comandante do 2º Distrito Naval, baseado em Salvador, que em breve passará o posto de comando.

A embarcação, fabricada em 1955 e revitalizada em 2008, abriga uma tripulação composta de seis oficiais e 55 praças e se destina a missões de patrulhamento, resgate e salvamento no mar.

Convidados

Compareceram os seguintes convidados: o prefeito Gilberto Abade, os vereadores Marcos Rodrigues e Paulo Onishi; o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Extremo Sul da Bahia (Sindhesul), Paulo César Magalhães; os empresários Luís Antonio Jatobá e Sérgio Pessoa; o cônsul honorário de Portugal e presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), Moacir Andrade; o agente da Capitania dos Portos de Porto Seguro, o capitão-tenente Jorge Cordeiro; o delegado da Polícia Federal Eriosvaldo Renovatto Dias; o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), tenente-coronel Alfredo Nascimento; o comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Seguro (DTCEA), capitão Nilvande Alves Brito; o Major Araújo, do 6º Grupamento de Bombeiros Militares, representando o comandante José Ribeiro Braga Neto, e o Major Câmara, da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA).

Comandante da Marinha ressalta superação de momentos difíceis

O vice-almirante Autran afirmou que fez questão de fazer uma singela homenagem a Porto Seguro, destacando que os marinheiros podem admirar, a partir de uma visão privilegiada, a bela paisagem da cidade e que quis proporcionar aos presentes um pouco dessa experiência. “Aproveitando a patrulha da Corveta Caboclo, pude conciliar as duas coisas, preparando um almoço ao sabor do mar, feito com muito carinho, orgulho e satisfação”, agradecendo às autoridades pela acolhida e por todo apoio prestado à Marinha, ressaltando a futura elevação da Agência da Capitania dos Portos local à delegacia.

O militar enfatizou os esforços conjuntos para a superação de situações difíceis, como foi o caso da queda de um helicóptero na região, que provocou quatro mortes, em junho do ano passado. “Enfrentamos muitas batalhas junto a esse povo ligado ao mar. A Marinha tem um apreço muito grande por esta região e pela sua população”, conclamando as autoridades locais e a Soamar a colaborar com o próximo comandante da arma na Bahia.

Prefeito Abade fala sobre o valor da amizade

O prefeito Gilberto Abade saudou ao vice-almirante, destacando o seu amor e zelo por Porto Seguro, bem como a sua colaboração com as autoridades do município. “Ele se tornou amigo da nossa cidade e de todos que aqui vieram para dar-lhe um forte abraço. Aprendi que na vida o que mais vale é o que construímos em termos de relacionamentos, de amizades, pois alguém que é amigo hoje e amanhã deixa de sê-lo suscita dúvidas, mas quem preserva suas amizades atrai a confiança das pessoas. Há uma passagem na Bíblia que diz que um amigo vale mais do que um irmão”, acrescentando que um homem doente, que precisava ser levado à presença de Jesus Cristo, foi conduzido por seus amigos a casa onde se encontrava Jesus, onde foi tocado por ele em suas feridas e curado. “Um amigo verdadeiro vale mais do que ouro e prata”, complementando que o almirante Autran sempre será bem recebido quando vier a Porto Seguro. “Quando estiver aqui com a sua família será recepcionado com um caloroso abraço e muito carinho”, arrematou.

Pedro Ivo Rodrigues

Fotos: João Cordeiro

Secretaria de Governo e Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top