FOTOGRAFIA - No sábado 14 de abril de 2012, uma turma formada por 15 apaixonados pela Fotografia residentes em Porto Seguro, Arraial d'Ajuda e Eunápolis viveram um dia intenso de muitas descobertas visuais, históricas e culturais na Costa do Descobrimento do Brasil, Bahia.

Momentos antes do embarque, como boas vindas, fomos recebidos por um belíssimo arco-íris formado sobre o rio Buranhém. Partindo de Porto Seguro, seguimos viagem até Santa Cruz Cabrália, onde realizamos a travessia do rio do Tiba que dá acesso ao vilarejo de Santo André. Percorremos as ruas de terra do povoado, com suas casas charmosas à beira do rio de Tiba e pela praia quase deserta, onde pescadores locais nos indicaram o lugar onde mais cedo uma tartaruga havia depositado seus ovos na beira do mar. Fariam ali um cercado para proteção dos ovos que nascerão, segundo ele, daqui a 90 dias. Fomos recebidos com muito carinho e atenção dos moradores, que espantaram-se com tantos Fotógrafos juntos em pleno sábado pela manhã.

Partimos então em direção à Guaiú, praia semi-deserta do litoral de santo André e visitamos uma famosa barraca e seu exótico banheiro ao ar livre. Pausa para o descanso, os fotógrafos relaxaram contemplando a natureza exuberante do lugar.

Seguindo para Belmonte, já era hora do almoço. O restaurante "O Açougue" da simpática Maria Borges, no centro da cidade, iniciou nossa tarde de encantamento. A partir dali, percorremos a margem do Rio Jequitinhonha, exploramos a bela arquitetura dos casarões dos áureos tempos do cacau no Brasil, antes da chegada da destruidora praga da vassoura de bruxa que aniquilou o império dos Barões do Cacau
O povo de Belmonte também muito simpático e alegre, nos contaram histórias dessa época, encontramos crianças felizes com seus saltos nas águas do rio, jogando futebol aos pés do Farol ou sob a sombra das árvores tecendo a rede de pesca.

O Passeio Fotográfico para Santo André e Belmonte (BA) proporcionou um dia de muita riqueza visual e cultural para todos os participantes. Foram eles: Letícia Sales, Karib Ribeiro, Abner Xavier, Reginaldo Filho, Penha Bernardes, John Bernardes, Magdiel Silva, Cláudia Alves, Arthur Alves, Ney Scarpa, Marcela L. Correa, Maris Rejane Noernberg, Neusa Dreckmann, Lázaro Rafael Braga e Pilar Vildosola.
Diante de tanta satisfação, já estou programando o próximo Passeio Fotográfico para início de maio. Fique atento e garanta a sua participação.


0 comentários :

Postar um comentário

 
Top