Palestras de divulgação do jogo reuniram mais de 1,5 mil estudantes da região   



A possibilidade de participar do maior business game do mundo, de adquirir na prática conhecimentos de empreendedorismo e ainda de ganhar prêmios já estimulou mais de 450 estudantes universitários do extremo sul a se inscrever no Desafio Sebrae 2012. Até o final da manhã de quarta-feira, dia 16, 458 alunos de faculdades da região haviam se inscrito na competição, perfazendo 74% da meta local.
Dos 458 estudantes inscritos no extremo sul até agora, mas da metade é de Teixeira de Freitas – 261 universitários. Eunápolis aparece em segundo lugar, com 140 inscrições, seguida por Itamaraju, com 31, e Porto Seguro, com 26. A previsão do Sebrae local é de que, até sexta-feira, dia 18, fim do prazo para as inscrições, mais 160 universitários participem.
Segundo o coordenador regional do Sebrae, Alex Brito, as estratégias de divulgação do jogo continuam até o final do prazo para as inscrições. Estão sendo feitas palestras nas faculdades e, nesta semana em especial, visitas de sala em sala. Na semana passada, o Sebrae promoveu palestras gratuitas sobre neuromarketing com o especialista Alex Born, como estratégia de divulgação do Desafio.
No total, 1550 universitários de Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Itamaraju e Eunápolis compareceram e ficaram san. As irmãs Danúbia e Symone de Angeli, de 19 e 22 anos, participaram da palestra de Porto Seguro e ficaram animadas com a possibilidade de entrar no jogo. “O mais difícil será montar uma equipe, mas vamos tentar e tenho certeza que conseguiremos até o dia 18”, avaliou Danúbia.
Consultores do Sebrae que também atuam como professores universitários estão dando reforço extra na divulgação do Desafio. É o que está fazendo Paulo Oliveira, professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade do Sul da Bahia (Fasb), de Teixeira. Usando sua experiência como consultor do Sebrae das áreas de planejamento estratégico e finanças, ele conversa com os alunos em sala de aula sobre o Desafio. “Comento com eles sobre a importância de participar do projeto, até porque eles terão a possibilidade de ter uma vivência, mesmo que virtual, no âmbito empresarial, e tudo auxiliado por um professor”, contou.
Podem participar do Desafio Sebrae universitários matriculados em qualquer curso de graduação de instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação. Eles devem formar equipes de dois a cinco componentes. Neste ano, os participantes vão gerir uma fábrica de polpas e sucos com frutas tropicais.


Participantes vão gerenciar uma fábrica de sucos


O Desafio Sebrae utiliza um software de gerenciamento que, durante a competição, avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. Essas decisões são comparadas com as dos concorrentes, o que resulta em uma pontuação para as equipes ao final de cada rodada de decisão. No fim de cada fase, os pontos acumulados das equipes são utilizados para gerar o ranking.
O jogo é dividido em cinco fases: classificação estadual, semifinal estadual, final estadual, semifinal nacional e final nacional. A previsão é que os vencedores da etapa estadual sejam anunciados em outubro. As etapas estaduais serão jogadas via internet. A semifinal e a final nacionais são presenciais, sendo realizadas em regime de imersão. Essas últimas fases vão acontecer em Salvador, no mês de novembro.
A equipe vencedora da etapa estadual ganhará um troféu e cada integrante será premiado com um tablet e receberá o certificado. Caso a equipe seja do interior, os integrantes terão passagens para participar da final estadual e da semifinal e final nacionais. O professor indicado pela equipe vencedora vai ganhar um tablet e, caso seja do interior do Estado, a passagem para a final estadual.
A inscrição deve ser feita através do site www.desafio.serae.com.br ou nos Pontos de Atendimento do Sebrae na região, em Eunápolis (3281-1782), Porto Seguro (3288-1564) e Teixeira de Freitas (3291-4333).

Débora Vicentini

Agencia de Notícias Sebrae Bahia

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top