Em Porto Seguro, como todo o país, o maior desafio é atingir as metas de vacinação de gestantes.

Amanhã, 5 de maio, é o Dia Nacional de Vacinação contra a Influenza, com o slogan “Vacinação para quem precisa de mais proteção”.

Em Porto Seguro, 23 unidades básicas de saúde estarão abertas, de oito às dezessete horas, para vacinação do público-alvo da campanha, que são idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e gestantes. Segundo a coordenação de Imunização do município, na oportunidade, serão ofertadas todas as vacinas dos calendários básicos de vacinação da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Para facilitar o acesso da população, serão montados postos volantes em vários pontos.

A vacina é do tipo trivalente, ou seja, confere proteção para três subtipos da gripe, inclusive Infuenza A (H1N1). O Ministério da Saúde alerta que a contraindicação é apenas para pessoas que apresentem alergia grave a ovo de galinha ou quem teve reação anafilática em doses anteriores.

Crianças de 6 meses a 2 anos que nunca foram vacinadas deverão tomar duas doses. A primeira durante a campanha e a segunda um mês depois. Crianças já vacinadas anteriormente tomarão apenas uma dose.

Cobertura vacinal

Historicamente, o município de Porto Seguro registra boas coberturas quanto aos idosos e crianças. Já, com relação às gestantes, no ano passado, a vacinação atingiu cerca de 40% desse público, comportamento semelhante ao estado da Bahia (46,63%) e à média nacional (56,9%). Por esse motivo, em todo o País, o Ministério da Saúde chama atenção das gestantes para a importância da imunização e afirma que vacinação de mulheres grávidas contra a Influenza é segura em qualquer idade gestacional.

A campanha vai até 25 de maio. Todos que vão se vacinar devem comparecer aos postos com o cartão de vacinação.



Alexandra Soares

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Saúde de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top