Obras já foram iniciadas e para autoridades novo posto deverá reduzir ocorrências policiais no Centro e redondezas do trevo

Turistas e moradores de Porto Seguro ganharão um reforço significativo na segurança pública, com a construção da sede do 1º Comando da Polícia Militar, cujas obras já foram iniciadas, na praça Porto Plaza, junto ao Trevo do Cabral, logo na entrada da cidade. O projeto, assinado pelos arquitetos Marlus Brasileiro e Marcelo Menecucci, será executado a partir de uma parceria público privada, entre os proprietários do Porto Plaza Shopping e a Prefeitura Municipal.

Na noite de 28 de junho, o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, assinou a Ordem de Serviço para o início das obras, com previsão de serem concluídas no mês de agosto. O evento, que aconteceu no hall do segundo andar, contou com a presença dos proprietários do Shopping, Gerrit Welllink, a filha Anouk e a esposa Lucinéia; o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, coronel Alfredo Nascimento; os secretários de Obras, Sebastião Ferreira; Meio Ambiente, Luiz Antonio Ramalho; e Educação, Dilza Reis; do vereador Paulinho Tôa Tôa, além de empresários.

“Nossa idéia era revitalizar essa praça. Aí, conversando com o vereador Paulinho Tôa Tôa surgiu a idéia de fazer ali um posto de polícia 24 horas. Conversamos então com o Coronel Alfredo sobre a proposta e ele achou idéia muito boa, num local bastante estratégico para a cidade, e sugeriu a instalação do 1º Comando da Polícia Militar, com policiais, viaturas e atendimento ao público”, conta Lucinéia. Segundo ela, o projeto foi ampliado de acordo com a necessidade da polícia, incluindo sala de comando, sala de reuniões e sala de atendimento à população.

O projeto do 1º Comando da PM - com saídas para a Orla, BR 367 e Centro da cidade - inclui ainda jardins, bancos, ponto de informações turísticas, ponto de táxi, além de local para embarque e desembarque. A proprietária aproveitou para agradecer o apoio de outros empresários, que também estão se dispondo a colaborar com o projeto, além da Prefeitura, especialmente através do Prefeito e das secretarias de Obras e Meio Ambiente.

Presente para moradores e turistas

“Quando fui procurado pelo pessoal do Shopping, através do vereador Paulinho, de imediato abracei o projeto, adaptando ao formato da Polícia Militar”, afirma o comandante do 8º Batalhão. Segundo o coronel Alfredo, além de um posto policial, a nova sede da Companhia da PM, terá sua tropa subordinada a um capitão, que tem autonomia para comandar o Centro e a Orla, inclusive com a parte administrativa, viaturas e policiais. “Quando alguém da comunidade quiser conversar com a polícia, já terá um local à disposição. Tudo isso aumenta a sensação de segurança e quem ganha é a população”, enfatiza o comandante.

Autoridades civis e militares e demais parceiros no projeto consideram que a construção da sede do 1º Comando na praça Porto Plaza, irá reduzir ou até mesmo extinguir as ocorrências policiais nas escadarias para a Cidade Histórica, praça das Pitangueiras e redondezas. Na opinião do vereador Paulinho Tôa Tôa, o que mais chamou a atenção no projeto da nova praça foi a sinergia entre os diversos envolvidos, incluindo os informantes de turismo, que tiveram a compreensão de se deslocar para outro local, até a conclusão das obras.

Paulinho parabenizou os proprietários do Shopping pela disposição em investir, o coronel Alfredo, “que com sua visão e experiência, ampliou o projeto inicial” e o prefeito, “que na mesma hora acionou o seu secretariado”. “Agora a polícia estará mais perto do morador e do turista, bem na entrada da cidade. Sabemos que nossa vocação é o turismo e turismo sem segurança é impossível”, concluiu o vereador.

O prefeito Abade teceu elogios à atuação do comandante do 8º Batalhão, que muito tem contribuído para melhorar a segurança em Porto Seguro, e demonstrou a sua preocupação com o crescimento dos índices de violência no Brasil, associada ao aumento do consumo de drogas, como o crack. O prefeito enumerou ainda diversos projetos sociais desenvolvidos e apoiados pela Prefeitura, além de obras e escolas modelo construídas, oferecendo novas perspectivas para crianças e adolescentes e “amenizando essa tragédia nacional”.

Segundo Abade sua gestão tem buscado fortalecer as Parcerias Público Privadas, em que a Prefeitura tem a sua parcela de responsabilidade e os empresários entram com os recursos. “Parabéns aos proprietários do Shopping, ao vereador Paulinho, coronel Alfredo e nossos secretários que estão colaborando. Juntos, estaremos fazendo essa obra, que irá valorizar ainda mais a nossa Porto Seguro”, salientou o prefeito.

Hilda Rodrigues

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top