Pais de alunos lotaram o auditório da Escola Valdívio Costa, para assistir às apresentações culturais e ao lançamento do projeto em mais uma escola

O auditório da Escola Municipal Valdívio Costa ficou completamente lotado, no dia 02 de junho, durante o V Seminário Educando com a Horta Escolar, que reuniu os pais de alunos para uma verdadeira festa, cheia de alegria e emoção. Durante o evento, que contou com a presença do prefeito Abade; da coordenadora do projeto Educando com a Horta Escolar, Tatiana Longo; da diretora da escola, Mércia Passos e de professores da Faculdade N. Srª de Lourdes, as crianças, de 11 escolas municipais, arrancaram aplausos entusiasmados do público, com diversas apresentações e quadrilhas, em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga.

Após as apresentações, o prefeito Abade fez o plantio simbólico de uma muda de alface, anunciando o início da implantação, na Escola Valdívio Costa, do Projeto Educando com a Horta Escolar, desenvolvido com sucesso em 32 escolas municipais. Também participaram do plantio, a coordenadora do projeto, Tatiana Longo; o engenheiro agrônomo responsável, Lázaro Vinhas; a nutricionista, Monique Pessoa; a secretária Executiva do prefeito, Marizélia Costa e o superintendente de Assuntos Indígenas, Juari, que plantou uma muda de pau brasil.

Tatiana explicou que o objetivo do V Seminário foi entrelaçar a proposta pedagógica do programa, com a diversidade cultural. A coordenadora fez questão de agradecer ao prefeito, que abraçou desde o começo o projeto, contabilizando hoje conquistas significativas. “Atualmente somos referência para o mundo. No ano passado recebemos a visita de 17 países, que levaram nossa experiência para a terra deles. Recentemente fomos apresentar Porto Seguro para 200 novos municípios que aderiram ao projeto. Assumimos o compromisso em 2009 e até então o projeto só tem obtido sucesso, graças ao apoio do prefeito, da nossa secretária Dilza, das demais secretarias parceiras, dos diretores e de todos os envolvidos”, disse a coordenadora.

Legado para o futuro

O prefeito Abade fez uma retrospectiva da situação em que encontrou a educação, quando assumiu a Prefeitura. “A educação passa por uma crise, uma herança antiga, que vem desde a colonização, que segregava negros e índios”. No começo de seu governo, o prefeito disse ter encontrado escolas precárias funcionando junto com residências, prédios com goteiras, e sem a menor condição de receber crianças e jovens para estudar. Aí pensei “se não cuidarmos dessas crianças, o que será do nosso futuro? Quero construir obras que durem 50, 100 anos, como faço em minha vida privada.”

O prefeito contou que a partir daí solicitou ao arquiteto que o acompanha, para que fizesse o projeto de uma escola onde as crianças tivessem mais prazer de ficar, do que nas ruas. Foi assim que surgiu o projeto das escolas-modelo, como a Valdívio Costa e as outras duas que estão sendo construídas no Arraial d´Ajuda e Vera Cruz, atendendo a cerca de mil crianças cada, com creche, piscina, anfiteatro, playground, quadra de esportes, academia de música e praça de alimentação. “Hoje eu me emocionei com a apresentação de nossos atores e atrizes mirins. A merenda escolar, que já foi motivo de escândalo, hoje é referência mundial. Através do projeto Educando com a Horta Escolar, estamos educando esses meninos para aprenderem desde o começo de onde vem o alimento, respeitando a natureza e a ecologia”, disse Abade.

O prefeito agradeceu o empenho da coordenadora do projeto, que não conteve as lágrimas diante das palavras do gestor. “Esse projeto nasceu do coração de Tatiana e deu certo pela sua dedicação e persistência. Você veio somar, veio dar visibilidade ao nosso governo”, declarou. Abade salientou que não tem medo do julgamento público. “Não importa que as pessoas não reconheçam momentaneamente o nosso trabalho. O importante é o legado que vamos deixar para nossa cidade. Falta muito a fazer, mas temos consciência que fizemos muito. Por isso mesmo, não temos medo de enfrentar o julgamento da população”.

Participaram das apresentações, crianças e adolescentes das seguintes escolas do município: Valdívio Costa, Bernardo Sayão, Oscar Oliveira, Chico Mendes, Lar Amor à Criança, Corujinha Feliz, Paulo Freire, Lar das Crianças, Neilton Dantas, Novo Triunfo e Raidália Bittencourt. Destaque para os alunos especiais da Escola Novo Triunfo, que deram um show à parte.

O encontro foi finalizado com as palestras dos professores da Faculdade N. Srª de Lourdes, Wellington Salgado Rodrigues, com o tema “Raízes Culturais e as Tradições Juninas no Contexto Educacional” e Martha Matos Teixeira, que falou sobre "Identidades e Luiz Gonzaga como Instrumento Pedagógico".


Hilda Rodrigues

Assessoria de Imprensa

Secretaria Municipal de Educação

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top