A universidade é uma instituição que tem como objetivos fundamentais a geração e a difusão do conhecimento, através de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. As instituições de ensino superior precisam articular, pensar e gerar conteúdo através de tarefas aos estudantes. Essencialmente, as instituições de ensino superior precisam criar uma metodologia ativa com projetos onde o aluno participe e dialogue com a comunidade.
Mais do que gerar novos conhecimentos em sala de aula, o ensino necessita de extensão. Para tanto, a aprendizagem demanda deslocamento dos alunos e isso permite relacionamento com a sociedade, e almeja compromisso com a mesma. O aprendizado não é mais entre quatro paredes, é necessário se relacionar com o que acontece fora da sala de aula. O estudante está no mercado de trabalho e convive com desafios e o contexto de aula precisa apresentar e contestar essas experiências. Diante disso a Universidade Salvador (UNIFACS) busca promover uma maior interação com a comunidade por meio de eventos, assim como, através de suas aulas presenciais.
E no intuito de estreitar ainda mais essa interação, a disciplina PPI (Pesquisa e Prática Interdisciplinar) promoveu encontros em sala de aula dos alunos do curso de Administração de Porto Seguro com Gestores e Gerentes de empresas da região para justamente alcançar a proposta da disciplina. Em umas dessas atividades os alunos do terceiro semestre convidaram à participar a presidente da CDL Cecília Shizue Nakamura, a gestora do Senac / Porto Seguro Nanci Costa e a proprietária do Hotel Estalagem Renata Rohen Tardim.



O encontro foi marcado com ‘bate-papos’ e debates sobre o varejo, a economia local, as premissas básicas para o desenvolvimento e a qualificação dos recursos humanos da região, e principalmente a capacidade de empreender com dedicação e superação de desafios. Várias experiências foram trocadas e um ponto chamou a atenção do encontro, as participantes eram do sexo feminino, e mostra que as mulheres vêm assumindo papel de liderança no mercado profissional. Ivana cancela, gestora do polo da Unifacs/Ead de Porto Seguro, afirma que “a mulher está assumindo destaque nos dias de hoje pela sua capacidade ‘nata’ de desempenhar várias tarefas no dia a dia”. A gestora se refere a uma das competências comportamentais exigidas atualmente, a do profissional ‘multitarefa’.
Em outra atividade os alunos do quarto semestre de administração foram a campo para estudar a atuação de empresas do setor varejista na região de Porto Seguro, as quais se destacam pelo bom desempenho. As empresas possibilitaram que os alunos tivessem acesso a maioria das informações necessárias e abriram suas portas para essa relação entre estudantes e profissionais da área. E também compareceram em sala de aula para debates e trocas de experiências o Gerente Geral da Rede de Supermercados Cambuí Luis Gustavo e o Diretor da Microlins Adson.




A Universidade Salvador - UNIFACS tem como objetivos formar profissionais que sejam capazes de compreender as bases da economia e as necessidades da sociedade do conhecimento, assim como compreender o fenômeno das mudanças sociais. Outro aspecto relevante do perfil do aluno a ser formado pela Unifacs é desenvolver nele a capacidade de trabalhar em equipe, a flexibilidade para se adaptar às mudanças, e substancialmente, a autonomia pessoal para aceitar e superar novos desafios profissionais.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top