A presença de sulfato de cobre na água é o responsável por esse indesejado tom esverdeado nos cabelos.
A rigor a água é uma substância pura, mas a maioria das águas com que nos defrontamos na prática são de fato soluções aquosas, isso por causa do acúmulo mineral em dispositivos elétricos e tubulações.
O cobre se dissolve com os ácidos adicionados à água para reduzir o nível do ph. Aos poucos ele se transforma em sal solúvel, depositando-se nos cabelos e unhas. O sulfato de cobre faz uma ligação química com a queratina (proteina que forma o fio) do cabelo, resultando na cor verde. Esse tom é mais visível em cabelos loiros ou claros. Não que isso não ocorra com os cabelos escuros! É que sendo o cabelo preto ou castanho é mais difícil de detectar a mudança de cor. Se percebe também a presença de metais no cabelo, pela aspereza do fio.
Durante o verão é mais comum ocorrer o fato, devido a grande exposição dos cabelos em água de piscina, água de poço, aquecedor solar e até mesmo os raios solares, que penetram no interior dos fios e oxidam seus pigmentos. Ainda, o ton verde pode ser resultado de uma coloração escura sobre uma base muito clara. Nesse caso, é possível fazer uma correção da cor usando tinta ou tonalizante. PORÉM, se o cabelo ficou verde devido a presença de metais na água, em ipotese nenhuma aplicar qualquer tipo de química, a reação pode ser desastrosa para os cabelos!

DICAS DE COMO TIRAR O VERDE DOS CABELOS E RECUPERAR A SAÚDE DOS FIOS
_o primeiro passo é eliminar completamente a água com presença de metais, principalmente a água que vem de aquecedor solar, onde as tubulações e o reservatório térmico (boiler) são de cobre.
_Durante um periodo de 15 dias, lavar os cabelos alternando dia sim, dia não. Use um shampoo com ph neutro e um bom creme hidratante. O óleo de argan é um bom aliado, usado meia hora antes das lavagens. Nesse período evite queratinização e selagem térmica.
_O esverdeado pode ser retirado com uma mistura caseira, uma caneca de leite com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Aplique a mistura nos cabelos apenas molhados, deixe repousar por alguns minutos e depois enluvar os cabelos com suaves movimentos, enxague. Se ainda persistir o verde, repita mais uma vez o procedimento. Depois lave com shampoo e um creme hidratante de boa qualidade.
_Outra dica para retirar o verde é misturar em uma caneca de água, um pouco de vinagre de maçã. Use antes de lavar os cabelos, como no procedimento anterior.
_Somente depois de se certificar que não tem mais resíduos de metais nos cabelos, é que se pode e deve fazer uma selagem térmica ou queratinização, e uma vez que o cabelo estiver fortalecido, pode ser feito procedimentos químicos como: tintura, alisamento e etc.
_Faça uso regularmente dos cremes sem enxague e reparador de pontas com silicones, eles ajudam a proteger os fios.

A ÁGUA SEMPRE FOI E SERÁ UMA PREOCUPAÇÃO VITAL PARA TODAS FORMAS DE VIDA!

1 comentários :

  1. durante muitos anos tive aquecedor solar, que com o tempo não mais esquentava por diversos problemas, vazamentos e etc... aí fui comprar um novo na cidade de franca, sp em uma grande loja, e fui logo pedindo o melhor, e me disseram que o melhor do mercado era aquele tal, e que os outros não tinha selo do inmetro, e esse tinha o tal selo, e a qualidade do material era melhor, sendo que a primeira coisa que me perguntaram é se a agua é tratada ou de poço, e fui logo dizendo que era de poço. Enfim, comprei o que tinha de melhor, igual ao da europa, com selo inmetro e paguei. Acontece que após dois meses notamos que o piso do banheiro, a pedra da pia do mesmo, passou a ficar verde, e fomos notar bem a agua estava verde. aí eu pergunto, sera que esse selo do inmetro e bosta é uma coisa só.

    ResponderExcluir

 
Top