A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial para marcar o 31 de maio, Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. As atividades começaram às oito horas da manhã na Praça do Povo, onde os servidores da Saúde realizaram aferição de pressão e pesagem das pessoas que foram participar da caminhada de conscientização.
Em seguida, foi a vez do professor Douglas (do CRAS) e das professoras da Academia da Sapolândia cuidarem do aquecimento antes do grupo sair pelas ruas, com atividades e danças que animaram os presentes. A participação do grupo da melhor idade “As Meninas e Meninos do CRAS” foi um destaque à parte, contagiando a todos com sua alegria e disposição. Da mesma forma, a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Leite, acompanhou de perto e participou de todas as atividades junto com a equipe dos PSFs, NASF e Atenção Básica do município.
Entre os participantes, vários ex-fumantes fizeram questão de deixar seu depoimento. Como a aposentada Jeane Rangel, 63 anos, que fumou durante trinta anos. “Minha vida com o cigarro era uma droga, literalmente. Depois que deixei de fumar, tudo mudou para melhor, passei a ter mais energia, os cinco sentidos ficaram mais apurados. Todos os dias eu agradeço a Deus por estar liberta do fumo”.
Para o agente comunitário Josué da Silva Rodrigues, que deixou o cigarro há três anos, parar de fumar foi ótimo porque sentia muito cansaço. “Agora acabou, valeu muito a pena abandonar o vício.”
Marilda Nogueira, também agente comunitária, parou de fumar há vinte e oito anos e não sente a menor falta do vício. “Eu fumava esporadicamente e felizmente larguei para sempre o cigarro quando engravidei”.
Já para o agente de saúde Roberto Gusmão, parar de fumar proporcionou uma mudança total em sua vida. “O cigarro é a pior coisa que existe, eu fumava escondido da minha filha e decidi parar há 15 anos. Consegui e parei de vez”.
Antes de iniciar a caminhada, foi servido um delicioso lanche saudável, com muitas frutas para todos. Aproveitando a pausa das atividades, a coordenadora do programa antitabagismo da prefeitura, Letícia Sessa, falou sobre os malefícios causados pelo fumo e convidou todos os interessados em largar o cigarro para participarem do programa. As reuniões acontecem todas as quintas-feiras no CRAS e quem quiser se inscrever, basta procurar a enfermeira Cátia (PSF 6/ Centro), enfermeira Gabriela (PSF 1/ Centro), enfermeira Érica (PSF 4/ Campinho) ou enfermeira Daniela (PSF 5/ Coroa Vermelha). Conforme o aumento da demanda, novos grupos poderão ser formados.
Por volta das 9:30 a caminhada partiu da Praça do Povo em direção ao Banco do Brasil, no Centro de Cabrália. Durante o percurso, mensagens de conscientização e incentivo ao abandono do vício chamavam a atenção das pessoas pelas ruas.

Por ASCOM – Santa Cruz Cabrália

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top