Porto Seguro comemorou a Semana de Meio Ambiente com ações educativas, plantio de mudas nativas, cursos e mobilização da comunidade com iniciativas de conscientização ambiental por meio de uma campanha com intensa programação.

As atividades da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a de Trânsito e Serviços Públicos; Cippa; Projeto Coral Vivo; Projeto Amiga tartaruga; Colônia de Pescadores; Associação dos Taxistas; Clube dos Desbravadores, aconteceram de segunda-feira(4/6) até sábado.

O Secretário de Meio Ambiente, Luiz Antônio Ramalho, diz que o município de Porto Seguro conta com um rico patrimônio ambiental, composto de 70 Km de belas praias, rios caudalosos e navegáveis, além de um variado ecossistema do bioma Mata Atlântica com 26 % do território de vegetação preservada. “A biodiversidade de Porto Seguro é tão rica que é classificada como Hot Spot da natureza, ou seja, um dos locais de maior concentração de espécies vegetais e animais do mundo. Destaca-se a ocorrência de animais raros como a onça, harpia, ouriço preto, mutum, etc. Diante da responsabilidade de zelar desta riqueza, Porto Seguro necessita de efetivo trabalho de preservação e é essa a diretriz do prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade”, enfatiza o secretário.

No primeiro dia da programação, motoristas, ciclistas e pedestres foram abordados próximo à Praça das Pitangueiras em uma blitz ecológica. Eles receberam brindes e material educativo.

O ciclo de palestras ao longo da semana contemplou 20 escolas, começou também na segunda-feira, pelas escolas municipais Albertina Fiorote, no bairro Porto Alegre; Honorina Passos, em Trancoso; Brigadeiro Eduardo Gomes, em Arraial D' Ajuda; e na Escola Municipal do Cambolo. Pescadores foram inseridos na programação. Eles participaram de palestra ministrada na Tarifa dos Pescadores, que abordou temas como preservação das espécies, pesca predatória, equipamentos legais para a pescaria e conservação das embarcações visando não poluir o mar.



As ações foram encerradas no sábado, com plantio de mudas nativas, como Ipê, Quaresmeira e Aroeira, na Vila Valdete, no bairro Parque Ecológico.

Praia Limpa

Essa é outra importante ação. Consiste num grande evento de limpeza de praia, buscando conscientizar a população e visitantes sobre a importância dos oceanos para nossa vida e a necessidade de manter nossas praias limpas. Conta com a participação de 300 integrantes do Clube de Desbravadores de Porto Seguro, além de grupos de jovens das igrejas do município.“Os jovens devem caminhar da Praia de Mundaí à Praia de Barramares recolhendo lixo na praia e na vegetação de restinga", antecipa o secretário.



Verônica Menezes (MTB 07787)

Fotos: João Cordeiro

Assessoria de Imprensa / Sec. De Comunicação e Governo

Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top