Por Rod Pereira
As boas vendagens costumam fazer com que vários artistas retomem ao auge do sucesso.

É extremamente raro um show conservar em seu registro audiovisual a mesma vida e o mesmo brilho do palco. A captação de imagens geralmente é caótica e o editor deve ficar louco com a profusão de imagens que quase sempre faz besteira. Micróbio Vivo - o segundo DVD de Adriana Calcanhotto - é uma grata exceção que confirma a regra.

Gravado em outubro de 2011 em apresentação no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), o show O Micróbio do Samba chega ao DVD com um requinte poucas vezes visto em cena. O DVD faz parte da série Multishow ao Vivo. Que nada mais é, do que shows promovidos pelo canal a cabo Multishow e futuramente lançados em CD e DVD. Uma cópia da formula usada e abusada pela MTV com o MTV Ao Vivo. O projeto constitui um show com cantor ou banda com o repertório de grandes sucessos, com a inclusão de participações de outros artistas.

Adriana Calcanhotto com o seu O Micróbio do Samba possui um valor musical, e além disso, há o registro audiovisual – com a direção Clara Cavour, que representa muito, haja vista que a cantora possui 22 anos de carreira e tirando os vídeos piratas feitos por fãs em show. Adriana Calcanhotto possui apenas o DVD Público. Claro, que não se inclui nessa conta os DVDs assinados como Adriana Partimpim para o público infantil.

O Micróbio do Samba teve melhor sorte, espetáculo de sutilezas, contrastes, ironias e movimentos que sublinham a intencional subversão de valores do universo do samba. A exposição dos nomes dos músicos na capa do DVD faz sentido porque, no jogo de cena proposto por Calcanhotto, a total interação da cantora com Alberto Continentino (baixo), Domenico Lancellotti (bateria) e Davi Moraes (violão e cavaquinho) é lance decisivo que valoriza o show. Enfim, Micróbio tem tanta vida no DVD que redime o fato de o documentário Micróbio na Estrada - assinado por Clara Cavour - ser, a rigor, trivial making of que costura entrevistas da cantora e dos músicos com as costumeiras cenas de bastidores captadas em aeroportos, vans e camarins de cidades do Brasil e da Europa.

Dos extras, o item mais valoroso é o clipe de Maldito Rádio, a música inédita composta e gravada por Calcanhotto e dedicada a Ângela Maria e que faz parte da trilha sonora da novela Cheias de Charme é dirigido pela própria Adriana, é uma obra de arte. A sofisticação do clipe está em sintonia com o show ora perpetuado em DVD.

Clipe da musica Maldito Rádio


Título: Multishow ao Vivo Micróbio Vivo
Artista: Adriana Calcanhotto
Gravadora: Sony Music
Valor: 34,90

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top