O programa, coordenado pela pedagoga Elisabete Reis Leite dos Santos, tem duração de 18 meses e no final, os alunos recebem a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental - até a 8ª série, ou 9º ano, como é a nomenclatura atual. As aulas começaram no dia 18 de junho, no turno da noite, nos colégios Municipal de Porto Seguro, no Centro; Paulo Souto, Parque Ecológico; Padre José de Anchieta, no Campinho e Neilton Dantas, no bairro Casas Novas. Ainda existem vagas disponíveis e para se inscrever, até 15/08, o aluno precisa saber ler e escrever, além de possuir um CPF, através do qual é depositada a ajuda de custo. As inscrições podem ser feitas em uma das escolas onde acontecem as aulas ou na Secretaria de Educação, através da coordenadora Bete.

Sangue novo

Com o objetivo de preparar os educadores, a Secretaria de Educação realizou um curso de formação para a apresentação da proposta técnico-pedagógica, objetivos, currículos e desenvolvimento do programa. “Trouxemos professores que começam com um novo desafio, onde todos querem que dê certo”, afirma a coordenadora. Segundo ela, a Secretaria de Educação tem ainda a responsabilidade de oferecer toda a logística necessária, como a estrutura física das escolas, realização das matrículas e do processo seletivo dos educadores, além de todo o suporte de coordenação e supervisão pedagógica para o programa fluir com sucesso.

Considerando que muitas jovens já possuem filhos e não têm com quem deixar, as escolas que oferecem o programa disponibiliza ainda um Espaço de Acolhimento, para receber crianças de 0 a 8 anos, onde é oferecido lanche e um pedagogo desenvolve atividades lúdicas e didático-pedagógicas com as crianças. “Queremos garantir uma boa participação dos alunos para que no próximo ano a gente consiga ampliar o número de vagas do programa, atingindo também outros distritos e povoados”, adianta Elizabete.

Para ela, o Projovem Urbano oferece uma nova perspectiva de conhecimento, trabalho e renda. “A idéia é que uma parcela da sociedade, que está à margem do emprego e da concorrência do mercado, possa dar mais esse salto profissional”, aposta. Se depender do grupo envolvido, os resultados serão os melhores possíveis. “O programa é muito interessante e conseguimos juntar um grupo muito bom, que está ávido por concluir com sucesso mais essa etapa da vida”, resume.



Hilda Rodrigues

Assessora de Imprensa

Prefeitura de Porto Seguro

Secretaria de Educação

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top