Representantes do Governo da Bahia, de secretarias e diretorias regionais de Educação de diversos municípios estiveram em Porto Seguro, de 03 a 06 de julho, para mais um encontro do Programa Todos pela Escola – Pacto com os Municípios. O evento, realizado na sede do Ceame (Centro de Educação Inclusiva e Atendimento Especializado), da Prefeitura de Porto Seguro, foi aberto com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Descobrimento, que emocionou os convidados com a execução de clássicos da MPB. Os músicos receberam aplausos efusivos do público, apresentando também o Hino Nacional e o Hino da Bahia.

“Escolhemos Porto Seguro depois de examinar uma imensa lista. Optamos por um local de fácil acesso e também um local que nos acolhesse de forma prazerosa e agradável. E foi o que aconteceu”, afirmou a coordenadora de formação do programa, Nádia Amado, agradecendo à Secretaria de Educação de Porto Seguro e Direc 8, de Eunápolis, pela hospitalidade e empenho na organização do evento.

Em Porto Seguro o programa Todos pela Escola atende 5.200 alunos das redes municipal e estadual de ensino, e é coordenado por Iramar Lage, que é também coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação. Durante o encontro, em nome da secretária Dilza Reis, ela deu as boas vindas aos participantes e apresentou um panorama do programa no município, iniciado em fevereiro deste ano. “Estamos muito próximos das salas de aula, convidando os professores a adotarem uma postura de alfabetizadores, o tempo inteiro. Temos tido um compromisso muito grande, nossas formadoras são excelentes, foram escolhidas a dedo e trabalham com muita vontade e dedicação”, enfatizou.

Durante o encontro em Porto Seguro foram realizadas diversas atividades, como a leitura de memórias dos formadores estaduais e multiplicadores regionais do pacto, oficina de aprofundamento técnico, relatos de experiências e acompanhamento direto nas salas de aula da rede municipal de ensino.

O programa

O objetivo geral do programa Pacto pela Escola é aprofundar os estudos acerca da proposta pedagógica para Alfabetização Letrando, tendo em vista a uma implementação nas redes municipais.

Garantir a todos os estudantes da escola pública o direito de aprender é o grande desafio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia com o Programa Todos pela Escola, que conta com o compromisso do Governo da Bahia, a adesão das prefeituras, a colaboração dos gestores, educadores e a parceria das famílias.

Para melhorar a qualidade da educação básica, a Secretaria articula um grande pacto do Estado com os municípios no sentido de integrar as redes e sistemas públicos de ensino, em regime de colaboração, para atender às crianças desde o processo de alfabetização.

Com os gestores e educadores da rede estadual, propõe uma efetiva intervenção pedagógica nas escolas, no sentido de corrigir dificuldades dos alunos desde o início do ano letivo e, assim, garantir o sucesso no seu percurso educativo.

Junto com as famílias e as representações sociais, mobiliza a sociedade para atuar como parceira da escola, no sentido de garantir que esse espaço de convivência, de troca de conhecimentos e de aprendizagens seja, de fato, extensão de suas casas para total acolhimento dos estudantes.



Hilda Rodrigues

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Porto Seguro

Secretaria de Educação


0 comentários :

Postar um comentário

 
Top