Estudantes vencedores irão conhecer Portugal juntamente com professores da rede municipal
Três alunos da rede municipal de ensino, vencedores do concurso “O Descobridor, acompanhados dos respectivos professores, serão premiados pela Prefeitura de Porto Seguro com uma viagem de intercâmbio a Portugal. O resultado do concurso foi divulgado dia 24 de agosto, no Memorial da Epopéia do Descobrimento, parceiro da Prefeitura no projeto. Os alunos contemplados foram os seguintes: Rodrigo Pereira de Jesus, da escola Alcides Faustino; On Já Fraga Moreira, do Colégio Municipal do Arraial d´Ajuda e Iarley de Jesus OIiveira, da escola Chico Mendes.
Lançado no dia 22 de abril, o concurso “O Descobridor” surgiu a partir de uma ideia do diretor do Memorial, Wilson Cruz, que acabou indo ao encontro da proposta do prefeito Gilberto Abade, que no ano passado, decidiu premiar os alunos da rede municipal, finalistas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática, juntamente com seus professores, com uma viagem de intercâmbio a Portugal. O programa foi um sucesso e a comitiva voltou entusiasmada com a iniciativa pioneira do prefeito, propocionando aos alunos e professores um verdadeiro banho de cultura na Europa.
“No ano passado, o prefeito Abade e a secretária de Educação, Dilza Reis, me convidaram para acompanhar a comitiva que foi a Portugal. Após a viagem, eles sugeriram que a próxima avaliação fosse feita aqui mesmo em Porto Seguro, através do concurso”, conta Wilson Cruz.
Quase 300 estudantes da rede pública participaram do concurso, apresentando uma redação com o tema “O Descobridor: as aventuras do além-mar”. Segundo o diretor do Memorial, cada escola escolheu os melhores textos dos seus alunos, nos gêneros redação, poesia e cordel. Depois disso, uma comissão - composta por professores da rede municipal e a direção do Memorial – elegeu os vencedores. No dia 06 de setembro, os contemplados receberão a premiação, na Câmara Municipal de Porto Seguro, com a presença do prefeito Abade, da secretária Dilza, além dos diretores do Memorial, vereadores, alunos e toda a comissão envolvida com o concurso.
Mais cultura
Durante a divulgação do resultado, a diretora do Memorial do Descobrimento, Lúcia Maria da Cruz deu as boas vindas e os parabéns aos vencedores. “Que vocês aproveitem muito Portugal e, juntamente com os professores, tragam muita cultura para suas escolas, que já são um diferencial”, disse Lúcia. Ela explicou os objetivos do Memorial, que trabalha com monitores que também são estudantes de escolas da rede municipal de ensino. Os monitores acompanharam os alunos vencedores e seus professores, a um mergulho na história do Brasil, com uma visita completa ao memorial.
Para a elaboração das redações, os alunos de cada escola foram acompanhados por dois professores. Durante a solenidade na Câmara, serão sorteados um professor de cada escola, que acompanharão a comitiva na viagem a Portugal. Os professores envolvidos no projeto são: Silvino de Oliveira Filho (Português) e Ronaldo Batista da Silva (História), da Escola Alcides Faustino; Renato Alcântara (Português) e Adriana Valiense (História), Escola Municipal do Arraial d´Ajuda e Gilmara Santos Silva (Português) e Wilton (História), da escola Chico Mendes.
A comissão da Secretaria de Educação é formada pela coordenadora do Ensino Fundamental, Kátia Caroline e pelos servidores Gilmar Barreto, Kaliany Ferreira, Uiá Dias e Nadja Benfica.
No final da visita ao Memorial, os alunos vencedores foram contemplados com medalhas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação.
Hilda Rodrigues (MTB 4262)
Assessoria de Imprensa da Prefeitura – Porto Seguro
Secretaria de Educação

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top