O Ministério da Saúde lança a vacina pentavalente, implanta a vacina injetável contra a poliomielite e expande distribuição de vitamina A



Amanhã, dia 18 de agosto, é dia nacional de atualização da caderneta de vacinação, para crianças menores de cinco anos. Os pais deverão levar os pequeninos ao posto de saúde mais perto de casa para colocar as vacinas em dia.

A campanha para atualização da caderneta de vacinação vai até o dia 24 de agosto, quando, em Porto Seguro, deverão ser avaliadas as cadernetas de vacinação de mais de 10.000 crianças. Para isso, neste sábado, o município vai estar com 22 postos de saúde abertos de oito horas da manhã até as dezessete.



Este ano o Ministério da Saúde está usando o slogan “Leve seu super-herói ao posto de vacinação para atualização da caderneta”. Na oportunidade, insere no calendário a vacinação injetável contra a poliomielite e lança a vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae.



Ao mesmo tempo, o MS pretende marcar a expansão da distribuição de doses de vitamina A para crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. A iniciativa se deve ao fato de que a população de algumas regiões do Brasil apresentam carência de vitamina A, como o nordeste e alguns municípios do estado de São Paulo e Minas Gerais. A distribuição é feita com base na informação da caderneta de vacinação da criança, que deverá tomar a vitamina de 6 em 6 meses, na referida faixa etária. Por isso, a Coordenação de Imunização do município reforça a importância de os responsáveis pelas crianças apresentarem a caderneta de vacinação para que seja avaliada pelo profissional de saúde.

A vitamina A protege contra doenças como cegueira noturna, infecções respiratórias e diarreia.





Alexandra Soares

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Saúde de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top