Com vistas ao processo de municipalização do trânsito em Porto Seguro, que já está em andamento, foi anunciada oficialmente a primeira turma do Curso de Agente de Trânsito, em solenidade promovida no 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), na última segunda-feira, 17 de setembro, a partir das 16 horas.

Compareceram o secretário municipal de Trânsito e Serviços Públicos, Isaac Alves Santos; o chefe de gabinete do prefeito Gilberto Abade, Jairo Moutinho, representando o chefe do Executivo; os secretários de Cultura, Cecília Nakamura, e de Esportes e Lazer, Roberto Lage; o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Alfredo Nascimento; o Capitão Roque, representando o Corpo de Bombeiros, entre outros.

Segundo o titular da pasta de Trânsito e Serviços Públicos, visando o cumprimento do que determina o Código Nacional de Trânsito, tendo em vista também a integração ao Sistema Nacional de Trânsito, de forma padronizada e sincronizada, o município assume responsabilidades nesse setor assim como o Estado e a União. “A prefeitura passará a ser encarregada das tarefas de fiscalização, prevenção a acidentes, educação para o trânsito, bem como engenharia de tráfego, análise de estatísticas, etc.”, salientando que são consequências dessa política o aumento na receita arrecadada (regulamentação dos estacionamentos, multas, serviços de remoção e guarda de veículos), melhoria na qualidade do trânsito urbano e redução de custos hospitalares decorrentes de acidentes relacionados.

O tenente-coronel Alfredo Nascimento relatou que a corporação foi contatada pela Secretaria de Trânsito e Serviços Públicos e que os órgãos promoveram reuniões onde foram desenvolvidos os planejamentos para a municipalização, ressaltando que a Polícia Militar poderá concentrar esforços em demandas mais urgentes da sociedade. “Porto Seguro é uma cidade de pequeno porte que tem problemas comparáveis aos de uma metrópole. Poderemos atuar na segurança pública de forma mais eficaz, prestando ainda apoio na fiscalização de trânsito, de acordo com as diretrizes que traçamos”, declarou.

O chefe de gabinete Jairo Moutinho deixou registrada a satisfação do prefeito Abade em colaborar com a Polícia Militar, enfatizando que o município já apresenta características em sua estrutura urbana condizentes com a relevância do projeto. “Em alguns horários, temos rush, congestionamentos e outros transtornos. A PM não dispõe de efetivos de forma a designar policiais para o trânsito, porque tem outras prioridades”, parabenizando, em nome do gestor, os integrantes do curso.

Pedro Ivo Rodrigues

Fotos: João Cordeiro

Secretaria de Governo e Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

1 comentários :

 
Top