Isso ficou claro, durante a abertura oficial da Expoagro Porto Seguro – 1ª Semana do Agronegócio da Costa do Descobrimento que aconteceu em solenidade concorrida, na noite de quinta-feira (20/9), reunindo autoridades política, empresários, visitantes, e, principalmente, os maiores criadores nacionais, que expõe mais de 400 animais de elite, no Centro de Convenções da Costa do Descobrimento.

Participaram do evento, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores do Santa Inês (ABSI), Thiago Inojosa; o superintendente da ACCOBA, Naelson Júnior; representando o secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, Eduardo Salles, o Sr. Raimundo Sampaio, superintendente de Desenvolvimento Pecuário; e representando o Município, o secretário de Turismo, Wilson Spangnol. Também participaram o Presidente do Sindicato Rural, Celso Cipitelli; o Diretor Financeiro do Sindhesul, Haroldo Lima, e o Superintendente da Entidade, Paulo César Magalhães, o diretor do Convention Bureau, Daniel Menta, e a superintendente, Patrícia Martins.

Durante a cerimônia, o representante do Sindicato Rural, Celso Cipitelli, falou do desafio para se concretizar o evento e de seu benefício para o crescimento do agronegócio local. “Somos os maiores consumidores de hortifrutigranjeiro da região, por isso, é necessário o apoio técnico aos produtores para o incremento das culturas desenvolvidas na região. Sendo assim, entendemos que a Expoagro será um canal de capacitação e negócios para os produtores da região se tornarem mais competitivos”, frisou.

Quem compartilha da mesma opinião é o diretor do Sindhesul, Paulo Cesar Magalhães. “Unimos à vocação turística ao potencial do agronegócio da região, para fazer desse momento um marco para os dois seguimentos: promovendo o turismo de negócios e o fomento econômico da agricultura”, disse. Essa é a mesma ideia do secretário municipal de Turismo, Wilson Spangnol, que em nome do prefeito, Abade, destacou que aquele momento era “importante para a cidade pois desbravam ali um novo nicho de mercado”, conclui.


O superintendente de Desenvolvimento Pecuário, Raimundo Sampaio, em nome do secretário estadual de Agricultura, Eduardo Sales, reafirmou o compromisso com a Expoagro Porto Seguro, a fim de calendarizar a feira, anualmente, na grade de eventos do estado. Também falou dos programas de apoio aos produtores, como o Pró – Berro, com suporte técnico aos criadores de ovinos e caprinos.


O diretor do Covention Bureau, Daniel Menta reiterou que a Expoagro Porto Seguro 2013 já é uma realidade. “A feira será, todos os anos, um canal para o diálogo entre produtores e especialistas, bem como, espaço para exposição de novidades, negócios e atrativo turístico”, diz, acompanhado da superintendente da entidade, Patrícia Martins, que agradeceu os apoiadores, patrocinadores e parceiros na realização desse evento que há tanto tempo os pecuaristas e agricultores esperavam na região.


Patrícia adianta, que pelo sucesso da Expoagro Porto Seguro, a cidade já manifestou o interesse em candidatar-se para sediar outro evento do segmento, a Nacional de Santa Inês, que esse ano será em Salvador. A entrega da candidatura e sua defesa será em novembro, quando se apresentará o projeto para ser sede do maior evento do Brasil na área de ovinos e caprinos.


Leilão de Elite


No sábado, um concorrido leilão será realiado no Eco Resort, em Arraial d´Ajuda. Trata-se do já reconhecido leilão da Associação de Produtores do Santa Inês, onde serão leiolados 30 lotes de animais, com estimativa de movimentação de mais de meio milhão de reais.


Além do leilão presencial, haverá, simultaneamente, leilão pela internet, sendo transmitido para todo o Brasil, por um link, no site (www.absantaines.com.br). Os interessados em participar devem se cadastrar na empresa leiloeira, Agreste Leilões.


O representante da Associação, Thiago Inojosa, diz que esse é o leilão mais importante do ano. “Estarão aqui os maiores e melhores criadores do Brasil vendendo seus ovinos e caprinos”, explica, acrescentando que os animais oferecidos tem potencial para ganhar a Nacional, a ser realizada do dia 26 de novembro a dois de dezembro, durante a Fenagro.


Verônica Menezes - Jornalista (MTB 0777)

Fotos: João Cordeiro

Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Porto SeguroRealização:
Porto Seguro Convention Bureau
Sindhesul
Sindicato Rural Porto Seguro
Fonte para entrevistas: Paulo César Magalhães (73) 9199 3489

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top