A Expoagro Porto Seguro – 1ª Semana de Agronegócio da Costa do Descobrimento foi na aberta quarta-feira (19/9) para visitação. Toda a comunidade pode visitar, gratuitamente, o complexo de galerias montado no Centro de Convenções da Costa do Descobrimento, às margens da BR 367.  O local é um espaço amplo, claro e arejado, adequado para as mais de cem baias de ovinos e caprinos, expostos em um pavilhão destinado somente aos animais, julgamento e premiação de diversas raças de ovinos e caprinos, leilão e comercialização de animais.

Mostras de agricultura e serviços

Além da mostra de animais, caprinos e ovinos vindos de diversas regiões da Bahia e do Brasil, o evento promove também uma mostra da agricultura do extremo sul da Bahia, onde o visitante poderá se informar sobre a cultura do cacau, com as novas tecnologias e sobre a produção de chocolate, no stand montado pela CEPLAC; acessar importantes informações sobre a produção do eucalipto, do mel, da cachaça, do mamão, da banana e muitos outros produtos, no stand montado pela ASPEX _ Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul, visitar o stand do SEBRAE para conhecer ns serviços e consultorias que estão sendo disponibilizados pela entidade para as micro e pequenas empresas, artesanato, vinho, móveis fabricados a partir do eucalipto e muito mais. A partir de hoje os visitantes poderão participar também das atividades da ADAB que trouxe para a EXPOAGRO o projeto ADAB na escola, onde crianças das escolas da rede pública de Porto Seguro estarão participando. Isso está sendo possível através de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a EXPOAGRO, com patrocínio da Mais Vida.

Curso e workshop estimulam crescimento da ovinocaprinocultura regional

Ações paralelas, voltadas ao aprimoramento profissional e conhecimentos sobre a ovinocaprinocultura enriquecem ainda mais o leque de atividades oferecidas pela Expoagro Porto Seguro. O Senac, importante apoiador desse evento, participa do evento oferecendo à comunidade um curso prático de cortes especiais de carne de ovinos e caprinos. O cheff açougueiro, Mozart, explora, em suas aulas teóricas e práticas, conteúdos que contemplam a importância de se usar carnes inspecionadas para fins culinários, fala sobre as condições de armazenamento e os benefícios do consumo da carne de ovinos e caprinos. Para o aluno, Rhavisotn Rocha, profissional de culinária há alguns anos e que busca melhorar a sua qualificação, esse curso é uma ótima oportunidade para agregar valor à carreira, com essa especialidade inovadora para a cozinha de Porto Seguro. “O que deve atrair turistas e apreciadores da boa comida pelo paladar de carnes que podem ser preparadas e servidas de muitas formas”, concluiu. Em outro momento, os participantes irão aprender com o Chef Don Fabrízio, a prática de cocção (cozimento), na cozinha experimental do Senac.São três dias de aulas, para que cozinheiros da região fiquem craques na arte de servir essas carnes, nos mais variados pratos. O coordenador de Eventos do Senac – Porto Seguro, Bruno Fernandes, ressaltou que o objetivo da entidade é a capacitação profissional. “O evento nos fez ver uma grande oportunidade para diversificar a capacitação dos profissionais e nós estamos aproveitando a oportunidade de nos engajarmos nesse processo e não mediremos esforços para oferecer nossa estrutura para os atuais e futuros profissionais do ramo”, ressalta Bruno, que se mostrou muito satisfeito com o resultado. A superintendente do Convention Bureau, Patrícia Martins, ressalta que Porto Seguro tem um grande potencial para a ovinocaprinocultura e, a Expoagro veio para estimular esse crescimento, bem como fomentar a agricultura em geral, com enfoques diferenciados a cada edição do evento, que será calendarizado no Estado. Toda a comunidade está convidada a participar.

Verônica Menezes - Jornalista (MTB 0777)
Fotos: João Cordeiro
Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Porto Seguro
Realização: Porto Seguro Convention Bureau Sindhesul Sindicato Rural Porto Seguro
Fonte para entrevistas: Paulo César Magalhães (73) 9199 3489

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top