Visando o incremento cultural e a inserção da arte no conteúdo escolar, a COEPS desenvolve desde 2011 um projeto de teatro com os docentes e discentes.

No primeiro ano de atividades, trabalhou-se a sustentabilidade como tema da peça A Procura da Gaia, que envolveu 40 pessoas nas encenações. A peça foi apresentada durante três dias, no Centro de Cultura de Porto Seguro.

O idealizador e coordenador do projeto, professor de história, Alcione Gilberto Vieira, mais conhecido como Help, é quem elaborou o texto e projetou todo o cenário e figurino. Ele diz que a intenção da escola foi no primeiro ano de sua fundação mostrar à comunidade sua linha de trabalho voltada à cultura, bem como estimular os talentos artísticos entre os alunos.

A Cuca Vai Pegar

Devido ao sucesso da primeira edição desse projeto, o professor, Help, desenvolveu neste ano outra peça, com o tema a Cuca Vai Pegar. Na última semana a peça foi apresentada, lotando o auditório do Centro de Cultura mais uma vez.

O musical, com 30 participantes, teve como mensagem principal o resgate do folclore e a cultura brasileira. O roteiro inicia com a premunição sobre o fim da cultura nacional. Ao ficar sabendo dessa profecia, a Cuca, conhecida personagem folclórica das histórias infantis, reúne suas cuquetes, Saci-Pererê e o Curupira para unir as forças e lutar pela preservação cultural.

Em uma caverna se reúnem, encontrando um feiticeiro, onde se inicia uma guerra musical, com embates entre as canções estrangeiras e as antigas e conhecidas cantigas brasileiras. Durante essa disputa, quem se dá bem é o Saci-Pererê, que reencontra um grande amor do passado.

Em 2013, o tema a ser explorado será o Fundo do Mar, pelo qual se pensa em levar a conscientização ambiental e cuidados com o mar em uma linguagem acessível e divertida para as crianças, criando a coparticipação na missão de se construir uma sociedade com visão sustentável.

Verônica Menezes – Jornalista (MTB 07787)

Créditos de fotos: João Cordeiro

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Porto Seguro

1 comentários :

  1. Parabéns Help, sou fã do seu trabalho, sei que nossa cidade ainda irá colher bons frutos, projetos como o seu são fundamentais para que possamos ter uma base e uma estrutura cultural mas forte em Porto Seguro!!!
    Parabéns e ate o próximo espetáculo!!
    Adriano Cutrim

    ResponderExcluir

 
Top