Atleta de taekwondo eleito melhor do ano pela Sudesb é o único medalhista Baiano no Campeonato Brasileiro de Taekwondo – Adulto e campeão no Brasileiro Juvenil.

Matheus Garcia, 16, aluno do professor e técnico, Flávio Porto, entrou para a história do Taekwondo da Bahia como o único atleta a medalhar nas duas categorias: juvenil e adulto, em um mesmo ano. Conquistou o ouro no Campeonato Brasileiro de Taekwondo Juvenil e o bronze na categoria Adulto. Ele é atleta da Seleção Baiana Juvenil, Baiana Adulto até 63 KG, e o atleta número dois da Seleção Brasileira, também é, atualmente, o primeiro atleta do ranking nacional, na categoria até 63 KG.
Assim como Matheus, outros jovens talentos estão despontando em Porto Seguro a partir da inserção no Projeto Social Esporte Para Todos, desenvolvido por Flávio Porto, por meio da Associação ProDescobrimento. Entre eles estão Andriey Roberto Ramos, Larissa Rodrigues, Ivan Paulo Lopes, Valéria de Jesus, Luis Henrique Marinho, Adriano Ramos, Amanda Ferreira e Renata Santos, todos conquistaram importantes resultados em eventos nacionais em 2011 e neste ano de 2012.

De acordo com ranking nacional, Porto Seguro desponta, juntamente com o Amapá, como um dos polos do Brasil onde o Taekwondo juvenil mais cresceu nos último anos.

Centro de Treinamento

O professor e técnico, Flávio Porto (3º DAN), diz que para dar continuidade a esse trabalho, Porto Seguro precisa ter uma estrutura física adequada e material de treinamento atuais para que tais atletas possam sonhar em estar nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Para alcançar esse objetivo a Associação ProDescobrimento, mantenedora do projeto, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, que está engajada na luta para a viabilização de um Centro de Treinamento Olímpico para a modalidade (CETRE – Bahia).

A Associação já tem um projeto arquitetônico, elaborado pela MB Arquitetura, para a construção desse espaço a fim de atender todo o estado da Bahia, que deve ser feita em área cedida, em comodato, pelo Município.

Protagonismo Juvenil

O projeto visa atender a crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, com aulas gratuitas dessa arte marcial, Taekwondo Olímpico, para promover o bem estar, qualidade de vida e o protagonismo juvenil; e, por meio da iniciação esportiva revelar talentos para o alto rendimento de competição. Além disso, oferecer o esporte como oportunidade de formação profissional como atleta, árbitro, monitor ou professor.

Inédito: Porto Seguro cedia 39º Campeonato Brasileiro de Taekwondo

Pela primeira vez, a Bahia sediou uma edição do Campeonato Brasileiro de Taekwondo. O evento aconteceu em Porto Seguro, nos dias 1 e 2 de setembro, no Centro de Convenções.

Para captar esse evento, o presidente da Federação Baiana de Taekwondo, José Carlos Teixeira contou com a parceria do Porto Seguro Convention Bureau e o apoio do professor Flávio Porto, representante da Hwarangdo e ProDescobrimento. Eles estiveram em 2011 apresentando o projeto e o município, no Paraná, durante a concorrência.
A realização ficou por conta da Confederação Brasileira de Taekwondo, FEBT, Asbradec; patrocínio do governo do Estado por meio da Sudesb e Bahiatursa. Também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro por meio da Secretaria Municipal de Esportes. O secretário de Esportes, Roberto Lage, não poupou esforços para a realização desse evento, atuando nesse objetivo há um ano, buscando apoios para o sucesso do campeonato.
Verônica Menezes (MTB 07787)

Assessoria de Imprensa – Associação ProDescobrimento

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top