Porto Seguro 17/09/2012
Cerca de 30 profissionais, entre professores e inspetores de classe, participaram, dia 13 de setembro, na Escola Cantinho da Paz, no Baianão, de mais uma atividade promovida pelo SOE (Serviço de Orientação Educacional), da Secretaria Municipal de Educação de Porto Seguro. Coordenada pela orientadora educacional, Fabíola Falcão, o SOE já realizou ações em 25 escolas da rede municipal. “Estamos propondo reflexões sobre o nosso eu e a nossa prática pedagógica, de forma precisa, democrática e com legalidade”, afirma a pedagoga.

O setor que ela coordena atua ainda, através do diálogo, mediando conflitos entre os pais e a escola, além de promover a auto-estima de educadores com base em reflexões, dinâmicas e autoconhecimento. Através de sua atuação, o SOE possibilita também a oportunidade de “buscar um fazer pedagógico mais entusiasmado, com aulas prazerosas, participativas e criativas, dando mais qualidade à educação no município”.

A atividade na Escola Cantinho da Paz começou com um relaxamento. Em seguida foi realizada uma dinâmica onde os educadores escolheram figuras que representassem seus problemas, sonhos, desejos, pontos de vistas e momentos pessoais. Os profissionais participaram ativamente e apreciaram a oportunidade. “Observar o desenvolvimento dos alunos supera todas as vicissitudes e nos inspira a dar o nosso melhor. Um encontro desses é muito bom para conhecermos mais sobre o outro e poder compartilhar nossos anseios e dificuldades”, disse uma das educadoras.

Na opinião da orientadora Fabíola, “com isso, vamos olhar o outro de uma forma diferente, podendo nos ajudar mais”. Ela discutiu com os participantes um texto fazendo uma comparação entre o otimismo e o entusiasmo, que é base de todo o sucesso, e acentuou a importância da harmonia familiar para a elevação da auto-estima e a realização pessoal. “A partir do momento em que optamos por uma profissão, não podemos desanimar e deixar de nos dedicar. Temos que valorizar as nossas escolhas”, aconselhou.



Hilda Rodrigues

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

Secretaria de Educação

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top