Brincando, os educadores da Creche/Escola São Sebastião procuram aproximar as crianças ao hábito da leitura e da escrita. E esse foi o foco da Mostra Cultural 2012, realizada no mês de outubro, na sede da creche, que baseada na Literatura Infantil, visou despertar a curiosidade das crianãs na sua forma de compreender, contar e recontar os contos e fábulas, levando-as ao envolvimento com as emoções e a escrita, mesmo não tendo o domínio do código alfabético.

Sabe-se que são as crianças que desenvolvem a sua parte cognitiva na Educação Infantil, momento oportuno para promover o gosto pela leitura na tentativa de formar leitores conscientes.

Por isso, a Creche São Sebastião está trabalhando o hábito de ler a fim de aproximar a garotada à cultura escrita. Nas oficinas realizadas durante a Mostra Cultural, as professoras e as crianças construíram um rico acervo pedagógico, para trabalhar nos espaços temáticos. Além disso, foram apresentadas cinco histórias infantis de modo lúdico nos estandes e em peça de teatro. Entre elas, o Sítio do Picapau Amarelo, por Silvana e Andréia; Chapeuzinho Vermelho, por Rannia e Lacina; Os Três Porquinhos, por Príscila e Sandra; Branca de Neve, por Silmare e Ruydalva; e Rapunzel, apresentada por Gerusa e Antônia.

“Foi um evento muito lindo em focamos a Literatura Infantil e Cultura Escrita. O objetivo foi mostrar para a sociedade civil que as creches podem ser vistas com um novo olhar”, diz a diretora da Creche, Madalena. “É um espaço que deve ser compreendido como o início da formação humana, fase em que se trabalha a parte cognitiva, social e afetiva. Portanto os professores dessa faixa etária têm uma responsabilidade grande com essa garotada e seus familiares no seu fazer pedagógico”, conclui.



Verônica Menezes (MTB 07787)

Fotos: João Cordeiro

Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top