Foi um sucesso a apresentação do musical Chico InCena. Com um elenco jovem, formado pelos alunos do curso de teatro Studio do Ator, em cena, interpretando, cantando e executando coreografias contagiantes, o musical teve a sua apresentação no ultimo dia 6 de outubro, no Teatro do Centro de Cultura. Ao final da apresentação, além da alegria do elenco e saldado a muitas palmas de uma plateia contagiada pele espetáculo, o diretor Rod Pereira, estava visivelmente emocionado.


O Musical
Chico InCena é o Segundo espetáculo musical do curso. A ideia surgiu no inicio desse ano, quando definimos o tema de trabalho do curso."Aproveitando esse ano em que Chico Buarque completou 60 anos, então queríamos fazer um tributo ao autor de Tatuagem, (musica do set list do espetáculo ) mas como? isso foi algo que me perguntei, afinal ele tem obras teatrais incríveis então como escolher uma, não deu, escolhi várias. A partir daí é que resolvi fazer o modelo de musical Inconcert, porque poderia fazer cenas dos musicais de Chico, sem a perda de histórias, então conseguimos levar ao palco trechos de. "Ópera do Malandro”, “Grande Circo Místico” e “Calabar” e como licença poética, foi incluído a música Hollywood  do filme "Os Saltimbancos Trapalhões" também composta por Chico Buarque." O objetivo foi fazer um musical que apresentasse ao público da cidade a obra teatral maravilhosa de Chico Buarque, que apenas normalmente conhece como cantor e compositor ou escritor, mas poucos o conhecem como teatrólogo . Comentou o diretor Rod Pereira, que é um apaixonado pelas músicas de Chico Buarque.


A Montagem
A peça segue os moldes dos espetáculos “in concert” (em concerto), que acontecem com grande frequência no exterior. Espetáculos “In Concert” tratam-se de uma versão mais compacta. Basicamente são apresentadas as músicas, entremeadas com pequenos diálogos ou falas, utilizadas apenas interligar os números musicais e situar o espectador na história.


Em cena, dez alunos-atores, cantaram e dançaram 13 canções e interpretaram 7 cenas. O elenco é formado por: Aylana Nielle, Binho Neres, Everton Matos, Fabíola Ambrosino, Hallily Suzza’h, Jirliane Modesto, Juliana Lino, Luiza Diniz, Sophie Kopfli, Estrela Mar e como convidado, Alex Smottha, este, ex-aluno do curso.


A parte técnica, foi um detalhe a parte no musical, marcada pelo alto nível. As coreografias sensacionais, foram assinadas por Raiza Aguiar, professora do Curso, que é formada pelo Ballet-Teatro Bolshoi; A Preparação de Canto, por Vinicius Motta; iluminação perfeita de Klauss Zagnoli, chegando ao acompanhamento musical impecável, feito pelos professores da Orquestra Sinfônica do Descobrimento Mariston Alves (Piano e flauta) e Natalice Lima (Piano e violão) e o Maestro Bruno Teixeira (percussão).


O Público..
A platéia rendeu-se ao espetáculo logo no primeiro número, já aclamando com palmas, e assim se seguiu a cada número que o elenco apresentava. Chegando a aplaudir em cena aberta, a cena de Geni, de "Ópera do Malandro" e ao final da cena, mais uma vez, outra salva de palmas, dessa vez mais empolgadas. Na ultima música "Na carreira", do musical "O Grande Circo Místico", o elenco contou com palmas do público por mais de três minutos e as quais ganharam mais forças, quando o momento final do musical, segundos antes do fechamento das cortinas, não cessando durante a reentrada do elenco ao palco, para agradecimento, o elenco foi recebido de é pela platéia em aplausos.


Empolgada a professora Rosa dos Santos comentou o espetáculo "Chico InCena foi uma apresentação maravilhosa! Encantou o público que estava presente, que pediu bis ao final. Quem não foi, perdeu a oportunidade de prestigiar uma peça de teatro que não deixa nada a desejar as peças vindas de fora. As pessoas precisam privilegiar os nossos artistas incentivando-os a continuar a desenvolver a arte que nos encantam. Como expectadora espero estar sempre na platéia assistindo bons espetáculos como este. E eu fiquei com vontade ouvir mais música de Chico. Quem sabe não tem Chico InCena II? Parabéns a todos!". Segundo a jornalista Débora Jorge "Ficou muito legal! O resultado final coroou de êxito a luz em cada cena, a cena em cada música e Chico Buarque!!! O público se pronunciou em 15 sessões de aplauso e participou com palmas na cena final. Que opinião, afinal, é mais importante que a do público?"

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top