Iniciou nesta segunda-feira (26/11), o Curso de Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais, promovido pela Casa Civil da Presidência da República. Até o dia 30, participam servidores das Secretarias Municipais de Trabalho e Desenvolvimento Social, Obras e de Meio Ambiente, além de bombeiros, representantes da Delegacia da Capitania dos Portos e do Sindicato de Hotelaria.
São aulas expositivas, com utilização de materiais gráficos como cartilhas, livros e folderes, apresentação de slides e vídeos. No último dia, os alunos participarão de uma aula prática, visitando locais apontados como de risco no município.
O coordenador do curso, José Amaral, diz que em Porto Seguro vários pontos estão sendo levantados, nesta semana, como de riscos, os principais detectados são de deslizamento de terras, provocadas por desmatamento, acúmulo de lixo e construções irregulares; outros riscos são os de inundações por conta do avanço do mar. “Em todo o Brasil, a empresa realizadora do curso, a Serviço Geológico do Brasil (CPRM), está mapeando 380 municípios com riscos de desastres naturais”, explica.
Entre os assuntos, estão programa de capacitação de técnicos, gerenciamento de áreas de risco, identificação, análise e mapeamento dessas áreas, bem como as de escorregamento. Também estão sendo aplicados estudos de tipologia, cenários, indicadores e critérios. Além disso, plano preventivo de defesa civil e monitoramento de cheias.
Verônica Menezes (MTB 07787)
Fotos: João Cordeiro
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top