Uma comemoração reunindo diretores, coordenadores, apoiadores e representantes de toda a rede de parceiros, marcou o encerramento, em alta, das atividades do projeto “Educando com a Horta Escolar”, em Porto Seguro, dia 23 de novembro, no auditório do Ceame. Refletindo o sucesso da proposta no município desde a sua implantação, o evento, organizado pela coordenadora do projeto, Tatiana Longo, foi pontuado também por muita emoção.
A secretária executiva do prefeito, Marizélia Costa, relembrou a saga da coordenadora Tatiana, que com muito empenho conseguiu transformar sua proposta em realidade. “Graças a Deus está aí a realidade desse projeto, que é uma maravilha e já ganhou até prêmio internacional, divulgando Porto Seguro. Tenho certeza que a próxima prefeita vai abraçar essa ideia, que é muito boa para o município e tem que continuar”, salientou.
O chefe de gabinete da Prefeitura, Jairo Moutinho, também não economizou elogios ao projeto, implantado em 33 escolas do município. “Uma qualidade que sempre observei nas pessoas é o quanto elas se entregam a um trabalho. Quando olhamos para Tatiana já percebemos a emoção dela em ver esse projeto realizado”, enfatizou. Jairo destacou ainda que a experiência já foi levada para 17 países, “elevando a imagem de Porto Seguro”.
Para o que der e vier
O jardineiro Porfírio, conhecido como Filú, que trabalha na escola Raidhália Bittencourt, no distrito de Pindorama, agradeceu a oportunidade proporcionada pelo contato com a Horta Escolar. “Eu não sabia de nada, a Tatiana pegou no meu pé e eu fui. Hoje estou alegre e agradecido, pois já tenho vários cursos dentro desse projeto, estou preparado para ir a campo, dar aula para os meninos e fazer tudo o que a horta precisar. Só posso agradecer por essa oportunidade maravilhosa”, assinalou.
O engenheiro agrônomo Lázaro Vinhas agradeceu o apoio dos diretores e funcionários das escolas e também se emocionou ao contabilizar os avanços do projeto. “Tivemos muitas dificuldades, não é pelo salário que estamos aqui, mas tudo o que foi preciso, a gente fez”, resumiu. 
Ao fazer uma retrospectiva do projeto, de 2009 até a presente data, Tatiana avalia que foram anos de desafios e conquistas. “Hoje vejo essas pessoas aqui presentes, com uma dedicação espontânea e uma notável fidelidade ao projeto. Isto me emociona e me incentiva a não olhar para trás. Foi um querer coletivo para que o projeto chegasse a este patamar; eu sozinha não teria ido tão longe”, assegura.
Ela ressalta que com o apoio do prefeito Abade e da secretária de Educação, Dilza Reis, foi possível levar o projeto para a Câmara e poderá se tornar uma Lei Municipal das Hortas Escolares no município de Porto Seguro ((25/2012). “Será a consolidação de tudo o que foi construído até hoje. Na próxima quinta-feira, 29/11, às 10h , acontecerá a 1ª votação na Câmara e todos os envolvidos irão marcar a presença. Ficaremos na Plenária torcendo para legalização do Projeto no município”, adianta.
Hábitos saudáveis
A programação do encontro incluiu ainda a apresentação dos resultados do projeto em cada escola, entrega de certificados e o lançamento do Livro de Receitas do Município, que será entregue ao FNDE e UNB. Para finalizar, os convidados tiveram a oportunidade de compartilhar um almoço, com degustação dos pratos elaborados com base nas receitas criadas por cada escola do município.
Segundo Tatiana, o Livro de Receitas contempla a nova área do Projeto, a Gastronomia, que veio contribuir para a formação de hábitos alimentares e nutricionais saudáveis, fortalecendo a cultura e a diversidade de uma determinada população, sendo fundamental para compor a relação da alimentação adequada e igualitária para todos, valorizando as questões comportamentais, hábitos culturais e suas modificações no decorrer dos anos. “A Gastronomia é a ciência da boa alimentação e aguça todas as percepções para que se possa apreciá-la na sua essência. Compete aos educadores promover estas práticas e estimular os educandos a terem uma alimentação de excelência, de forma criativa, sustentável e econômica”, destaca a coordenadora.

Hilda Rodrigues
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top