Osmar e Fobica



Foi num domingo de carnaval de 1950 que Dodô & Osmar criaram o Trio Elétrico, o maior ícone da cultura baiana.

Em cima de um velho Ford 1929, chamado de FOBICA, preparado com um sistema de som que consistia de um amplificador alimentado pela bateria do carro e dois projetores de som (alto falantes), os dois músicos saíram tocando com seus instrumentos elétricos, os paus elétricos, também inventados por eles.

Dodô e Osmar não imaginavam que
estavam transformando o carnaval da Bahia

Antes, esta festa era dividida entre o espaço da elite e o das classes mais desfavorecidas. Desde a primeira vez que saíram tocando pelas ruas de Salvador, a dupla uniu e misturou raças, credos e classes sociais. Estava assim definitivamente transformado e democratizado o carnaval da Bahia. Fenômeno este que posteriormente se estendeu para o resto do Brasil.

Com os paus elétricos, precursores da guitarra elétrica, Dodô e Osmar desenvolveram uma música alegre e contagiante, um novo estilo musical que arrastava multidões. Conseguiam, com sua música pacificadora, fazer do carnaval da Bahia um grande encontro de paz e alegria. Dodô e Osmar apresentavam em seu repertório uma mistura de influências musicais, do popular ao clássico, executado através do frevo.
A partir de então, ano a ano eles foram crescendo, desenvolvendo a sua invenção, saindo do velho Ford para uma caminhonete, depois para um caminhão e com isso ampliando a sonoridade e a iluminação do Trio. O Pau Elétrico também evoluiu dando origem a Guitarra Baiana, instrumento genuinamente baiano e brasileiro.

Até 1973, o Trio Elétrico formou alguns seguidores, sempre no mesmo formato dos criadores, com três instrumentos elétricos e dez percussionistas que usavam instrumentos das bandas marciais (bumbo, tarol, surdos e pratos).
No Carnaval de 1974, o Trio Elétrico é reinventado pelos filhos de Osmar, Armandinho, Betinho, André e Aroldo, passando a se chamar Trio Elétrico de Armandinho, Dodô & Osmar. Colocam voz, contra-baixo de cinco cordas, bateria e passam a compor músicas com esta nova formação. Começam, então, a gravar os primeiros discos com novas composições fazendo fusões de ritmos, outra inovação da banda, e com isso, a influenciar toda uma geração de artistas, bandas e músicos do cenário musical brasileiro.

A banda Armandinho Dodô & Osmar segue até os dias atuais fazendo o carnaval democrático pelas ruas da Bahia. A filosofia do grupo é a de sempre tocar para unir os povos através de sua música, sem distinção de raça e classe. O Trio Elétrico de Dodô e Osmar cumpre, assim, seu compromisso social de oferecer arte e cultura para todos.

O Trio Elétrico Dodô e & Osmar apresenta uma musicalidade que colabora para a promoção da inclusão social, misturando os diversos povos, criando uma nova mentalidade de festa popular. Com isso, o carnaval da Bahia, através do Trio Elétrico, é hoje palco para o desenvolvimento e projeção de artistas, músicos, dançarinos, artistas plásticos, poetas, compositores, arranjadores, técnicos, produtores, empresários e patrocinadores.
Em 2007 o Trio Elétrico Dodô & Osmar completou 57 anos de invenção. O trabalho deste grupo não se resume apenas ao cenário musical. Para manter viva esta história, o grupo conta com 15 discos gravados, revistas e livros que divulgam a história de seus criadores, além de palestras e trabalhos sociais feitos com comunidades e associações carentes.

Vale ressaltar que este Trio Elétrico em 1985, foi o primeiro a levar sua música e sua história para fora do Brasil, tocando na França. Osmar Macedo, em 1986, projetou e inaugurou o primeiro Trio Elétrico no exterior, mais especificamente em Toulouse, fazendo shows também em outras cidades como Nice e Toulon.

Deste modo, o Trio Elétrico de Dodô & Osmar simboliza a arte, cultura, história e tradição, inovação, credibilidade, qualidade, compromisso social, requisitos mais do que necessários para fazerem parte de grandes eventos, além de avalizar e divulgar marcas importantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar- See more at: 

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top