Diante desse propósito, a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, seguindo orientações da prefeita Cláudia Oliveira, firmou parcerias visando oferecer à comunidade cursos profissionalizantes. Pactuando-se ao Ministério do Desenvolvimento Social, o município de Porto Seguro se tornou apto a ser beneficiado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal.

“O conhecimento técnico e a prática orientada pelo crivo profissional são imprescindíveis para a inserção do cidadão ao emprego formal”, explica a secretária, Shika Anamiodi. “O objetivo é qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, que a cada dia se torna mais competitivo na nossa região”, acrescenta o superintendente de Trabalho e Renda, Isac Filho.

Junto ao Senac, Instituto Federal da Bahia (IFBA) e do Pronatec serão ofertados, em uma primeira etapa, os cursos de camareira e de recepcionista em meios de hospedagens, além do auxiliar administrativo. Para a segunda etapa estão previstos cursos nas áreas de corte e costura, operador de computador, auxiliar de cozinha, montador e reparador, além de curso de idioma Espanhol aplicado ao serviço turístico, e o de cadista (profissional que trabalha com representação gráfica, por meio de software, em projetos de edificações).

“Os cursos apontados foram escolhidos em virtude da análise da demanda local, com grande número de hotéis, informatização das empresas e o crescimento da construção civil, percebemos a necessidade de profissionais capacitados para atuar em tais segmentos”, explica a secretária.

A carga horária dos cursos varia de 200 a 300 horas de aulas. Eles serão ministrados no espaço do IFBA e do Senac. Estão aptos a participar os beneficiados do Programa Bolsa Família ou os inscritos no Cadastro Único (Cadúnico), do governo federal. Todo o curso e material didático serão gratuitos. Os alunos também receberão uma assistência estudantil, no valor de R$ 160,00 ao mês.

As inscrições serão abertas a partir do dia 10 de março e as aulas estão previstas para iniciar em abril. Os interessados em se matricular devem procurar a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social munidos dos documentos de RG, CPF e o NIS (número de Identificação Social).

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social

Ascom Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top