Moradores do bairro Santiago, do Distrito de Arraial D’Ajuda, participaram nesta quarta feira, 27, de uma importante ação de integração social. Trata-se do faxinaço promovido pela Secretaria de Saúde de Porto Seguro.



Tendo objetivo de combater, prevenir e controlar a dengue, a ação contou com a participação efetiva de 40 agentes de endemias. Determinados em promover a conscientização dos moradores sobre os riscos da dengue, os agentes trabalharam incansavelmente. Divididos em equipes, os profissionais de saúde vistoriaram das 9:00h às 15:00h, uma média de 700 imóveis.



As atividades desenvolvidas com a população local basearam-se em palestras educativas, distribuição de panfletos, tratamento domiciliares e coleta de lixo através da utilização de um caminhão. O trabalho de caráter contínuo tem apresentado resultados positivos. Prova disso são os números. Conforme avaliação dos agentes, 90% das residências inspecionadas no decorrer do dia, não apresentaram gravidade quanto o aparecimento de criadouros do mosquito.



Para dona Nair de Jesus, moradora antiga do bairro, receber os agentes de endemias em casa é motivo de alegria. Ela diz que poder contar com o trabalho sério da saúde faz toda diferença. “Eu gosto muito quando os agentes vêm aqui na minha casa. Eles ajudam muito, nos ensinam. Por causa do trabalho deles, cuido do meu quintal direitinho”, afirma.



A coordenadora geral de endemias, Tassia Lobo, diz está muito satisfeita com o crescimento da conscientização dos moradores do Distrito, principalmente, tendo em vista as respostas favoráveis na mudança de comportamento das pessoas. “Tenho visto mudanças através do nosso trabalho de prevenção. Hoje, as pessoas colaboram com os agentes. A maioria nos recebe sem restrições e o resultado está aí. A redução dos casos de dengue em todo município, pois as pessoas estão colocando em prática as palestras educativas”, enfatiza.


Ascom-Secretaria de Saúde

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top