Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural da Costa do Descobrimento acontece em Eunápolis

Eunápolis sedia Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural da Costa do Descobrimento

O município de Eunápolis sediará a Conferência de Desenvolvimento Rural e Solidário, do território Costa do Descobrimento, entre os dias 25 (quinta) e 26 (sexta) de julho, que se realizará na sede do Colégio Modelo e reunirá representações de outros oito municípios. Devem participar do encontro gestores públicos, lideranças de sindicatos de trabalhadores rurais e de movimentos sociais e membros da sociedade civil ligadas ao meio rural da Costa do Descobrimento.
 A Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural da Costa do Descobrimento irá contar com a participação de moradores das zonas rurais de Porto Seguro, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz de Cabrália, além da população de Eunápolis. Trata-se de um momento em que a população rural poderá definir as demandas por políticas públicas das quais mais necessitam. O grande viés da conferência é justo a construção de diretrizes de forma participativa, ouvindo as necessidades de cada território do estado.
A consolidação do que for decidido na conferência na Costa do Descobrimento se somará às diretrizes da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS) que acontece em Salvador, entre os dias 16 e 17 de agosto.
A CEDRSS visa estimular o debate sobre a Bahia rural. Para isso, busca a participação ativa da população dos municípios baianos. As conferências estão acontecendo nos 27 territórios da Bahia. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e tem como tema “Por um Brasil Rural com gente do jeito que a gente quer”.
Nacional
O documento estadual irá compor o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário a ser aprovado na 2ª Conferência Nacional, que acontecerá em setembro. A realização das Conferências de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário representa uma ação importante para contribuir com a ampliação e qualificação das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil rural.

Maiores informações podem ser encontradas no contato com a Comissão Organizadora Estadual (COE): conferenciadrss.bahia@gmail.com / (71) 3115-2879.
Cintia Melo
Ascom MDA/Incra e Conferências Territoriais
Jornalista Responsável
DRT 1816/BA

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top