Vitrine da Costa


Baleia Jubarte é encontrada morta em Santa Cruz Cabrália‏


Uma baleia jovem com cerca de 11 metros de comprimento foi encontrada morta na Ponta de Santo Antônio. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabrália após tomar conhecimento do fato entrou em contato com o Instituto Baleia Jubarte em Caravelas para informar o encalhe. O Instituto Baleia Jubarte enviou uma equipe para o local para fazer a identificação do animal e realizar coleta de material para exames.

A equipe do órgão não conseguiu fazer a identificação do animal devido ao estado de decomposição, coletando então material para identificação. O resultado, no entanto, só deverá ser divulgado nos próximo dois ou três meses. A demora, segundo a veterinária do programa de resgate do Instituto, Adriana Colosio, deve-se aos diferentes laboratórios de instituições de pesquisa e ensino a que o material será enviado.
A causa da morte só poderá ser determinada após os exames. A baleia estava debilitada e tinha vários parasitas.

Secretaria de Meio Ambiente de Santa Cruz Cabrália

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabrália acompanhou todo o trabalho e forneceu todo o apoio e logística para a realização dos trabalhos e para que pudesse ser feito o enterramento da baleia. A retirada da baleia contou ainda com o apoio também da ONG PAT Ecosmar e empresas privadas do município.
Pedimos à população que caso encontre animais marinhos nas praias, entre em contato com os órgãos competentes e evitem contato com os mesmos.

Denuncias

As denuncias podem ser feitas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabrália (73)3282-1155, ONG PAT (73)3679-2234 e o Programa de Resgate do Instituto Baleia Jubarte (73)3297-1340 e 8802-1874.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top