Vitrine da Costa


Limpeza de praias em regiões próximas a Abrolhos mobilizam população local

O principal objetivo é conscientizar sobre a importância de se conservar a biodiversidade da região, mudando mentalidades e hábitos

No próximo dia 21, a partir de 7h, será realizada a Limpeza de Praias nos municípios de Caravelas, sul da Bahia. A realização é Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras, e do Patrulha Ecológica – Escola da Vida, em parceria com a Associação Sócio-Ambientalista Jogue Limpo. O evento mobiliza a comunidade, os estudantes, o poder público local e outros segmentos para a necessidade de ações conjuntas em prol da melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente da região, principalmente o costeiro, com especial atenção à biodiversidade do Banco dos Abrolhos.

Para o coordenador de Educação Ambiental do Projeto Baleia Jubarte, Kid Aguiar “o grande exemplo que se busca com o Dia Mundial de Limpeza de Praias em Caravelas, não é apenas deixar a praia limpa e sensibilizar a população, mas, também, educar e despertar as gerações presentes para um futuro que herdarão” afirma.

Caravelas é o ponto do continente mais próximo ao Arquipélago de Abrolhos, situado na região de mesmo nome, que constitui um dos principais celeiros de biodiversidade do planeta e o principal berçário das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul. É também para chamar a atenção das comunidades próximas e da sociedade em geral para sua importância e riqueza natural que a Limpeza de Praias do Município de Caravelas é realizada.

Além de resíduos mais comuns, como plástico, vidro, borracha, madeira, por exemplo, a cada edição são encontrados objetos inusitados descartados de forma inadequada pelo ser humano.

Em 2012

Mais de 200 pessoas se mobilizaram para a edição do ano passado, quando mais de sete quilômetros foram percorridos e quase uma tonelada de lixo (991kg) foi encontrada, incluindo uma geladeira e grande quantidade de espuma de colchão. O resultado deixou a organização do evento preocupada, já que o número foi maior do que o do ano anterior, quando foram coletados 956,1 kg de resíduos.

Coordenam e participam dessa ação o Patrulha Ecológica – Escola da Vida, o Instituto Baleia Jubarte, por meio do Projeto Baleia Jubarte, a Organização Sócio-Ambiental Jogue Limpo, a ZM Embalagens - Saco oxibiodegradável para lixo, a Prefeitura Municipal de Caravelas e instituições como: Cepene, Ecomar, RESEX de Cassurubá, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Supermercado Super Mais, Arekypa Beer, CI Brasil e Restaurante Tio Berlindo.

Andréia Vitório
Jornalista / Assessora de Comunicação

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top