Vitrine da Costa


Instituto Baleia Jubarte leva gibis do Maurício de Souza para cidade sem banca de revistas


Ação na escola mobiliza professores e alunos


Crianças e adolescentes do município de Caravelas, extremo sul da Bahia, tiveram a oportunidade de ter contato, muitas pela primeira vez – vale reforçar que na cidade não há bancas de revistas – com gibis infantis. E, não se trata de qualquer gibi, estamos falando de histórias ilustradas do Maurício de Souza. A partir da parceria com o Instituto Baleia Jubarte centenas de revistas da Turma da Mônica foram disponibilizadas ao Instituto para atender uma ação idealizada com meninos e meninas da comunidade: aulas especiais para diversas turmas da Escola Alda Nunes, em Ponta de Areia, município de Caravelas.

Cerca de 100 crianças, com idade entre 12 e 14 anos, receberam a equipe de Educação Ambiental do Instituto Baleia Jubarte para uma aula diferente, com leitura de gibis de modo que a realidade delas fosse inserida nas histórias trazidas pela Turma da Mônica “A ideia é regionalizar, trazer os temas para o cotidiano desses adolescentes e fazê-los se expressar com a ajuda das histórias em quadrinhos”, afirma o coordenador ambiental, Kid Aguiar, ressaltando a importância desse tipo de publicação para o estímulo à leitura, à imaginação e à criatividade.

“Gostei do livrinho porque ele é cheio de atividades e a leitura é gostosa”, disse Pedro Henrique, 10 anos, 4ªsérie. O colega, Jhonatan Vieira do Rego Barros, 11 anos, teve a mesma opinião: “A revistinha tinha estória de vampiro e fantasma eeu adoro essas estórias”, explicou.

Parceria

O Instituto Baleia Jubarte (IBJ) foi destaque da Revista Saiba Mais com a Turma da Mônica 59 – A Fauna Marinha: Um convidado muito especial ensina à Turma tudo sobre os animais do mar. A publicação funciona como material para-didático em sala de aula e para pais que querem que seus filhos ajudem a construir um mundo mais sustentável.








--

Andréia Vitório
Jornalista / Assessora de Comunicação

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top