Vitrine da Costa


Com o tema Porto Seguro Rosa, decisão de peito, as principais ruas do centro da cidade foram tomadas por mais de três mil pessoas conforme dados da Polícia Militar, nesta quinta feira, 03/10, durante a caminhada de mobilização na prevenção do câncer de mama.

Vitrine da Costa


Vestidos de rosa, munidos de cartazes, faixas e bolas, os participantes se uniram à Prefeita Cláudia Oliveira, juntamente com o vice-prefeito, Humberto Nascimento, a Secretária de Saúde, Edna Alves, entre outros secretários municipais e vereadores, convocando a sociedade para lutar em favor da vida. Durante o percurso, o ambiente de paz e alegria da mobilização atraiu a atenção dos comerciantes, turistas e moradores.

O evento teve início no Trevo do Cabral e encerrou o trajeto nas imediações da Unidade de Saúde do Estádio, local onde foi realizada uma grande Feira de Saúde da Mulher. Cerca de 150 profissionais da área da saúde forneceram informações, orientações sobre a prevenção do câncer de mama, além de promover a realização de serviços de saúde: ultrassonografia das mamas, coleta de preventivo, atendimento odontológico, testes rápidos de HIV, Síflis, Hepatite B e C, verificação de pressão arterial e glicemia, atendimento médico, marcação de exames, confecção do cartão SUS, palestras educativas e aconselhamento.

“Nossa meta é a prevenção do câncer de mama e a mobilização para o diagnóstico precoce. O Outubro Rosa é uma realidade no município de Porto Seguro. Contamos com uma rede de serviços para a saúde da mulher através do SUS, além disso, oferecemos gratuitamente serviço de rastreamento por meio de exame clínico da mama nas unidades, o Mastologista para casos que são encaminhados pelas equipes de saúde da família, Dr. Hugo Cedro. Já realizamos mais de três mil mamografias esse ano em nosso município, como também continuamos com a busca ativa dos casos positivos para realização de cirurgias eletivas no hospital municipal e casos mais graves garantimos o tratamento pelo TFD, como preconiza o Ministério da saúde, afirma a Secretária de Saúde, Edna Alves.

Mais de 1000 atendimentos foram disponibilizados à população que compareceu a Feira de Saúde, além de 400 mulheres que já saíram da feira com sua marcação concluída para realização da mamografia, assegurando as mulheres à prevenção contra o câncer de mama.

“A Prefeitura de Porto Seguro está totalmente empenhada no foco da organização, produção e oferta de serviços e ações de saúde, buscando a cada dia consolidar a garantia do atendimento que supra as necessidades da população. A cidade contou com uma linda ornamentação para sensibilização das mulheres, a realização do Outubro Rosa é parte integrante dos nossos objetivos em avançar em favor da vida, priorizando a saúde da mulher”, enfatiza a prefeita Cláudia Oliveira.

Ascom-Secretaria de Saúde

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top