Um golfinho da espécie Stenella longirostris, conhecido popularmente como golfinho rotador, encalhou na praia de Imbassaí, litoral norte de Salvador, na semana que passou.

Fêmea e jovem, com 1,52 metros, o animal recebeu tratamento dos profissionais dos Projetos Baleia Jubarte e Tamar e do IMA ( Instituto Mamíferos Aquáticos de Salvador), além de ter contado com o apoio de voluntários e da equipe do Hotel Grand Palladium – o golfinho encalhou em frente ao estabelecimento.

A bióloga Agatha Gil, que participou do trabalho de resgate, explica que a espécie é oceânica – não tendo costume de se aproximar da costa (salvo exceções para áreas de descanso e cuidados com os filhotes, como acontece na ilha de Fernando de Noronha, na baía dos golfinhos).

Abaixo o relato de como foi o resgate:
“Com ajuda de voluntários, tentamos colocá-lo de volta ao mar, mas o animal estava adernando quando era solto. Preocupados com a possibilidade de afogamento, foi feita uma pequena piscina na areia para aguardar a chegada da equipe do IMA. Em seguida o golfinho foi levado para o tanque do Projeto Tamar, em Praia do Forte, região próxima ao encalhe. Os exames de sangue indicaram problemas no fígado e uma pequena infecção.

No final da tarde do dia 26 levamos a golfinha (batizada de Beluguinha – pois tivemos que passar protetor solar e ela ficou toda branca) para o porto de Praia do Forte, na tentativa de reabilitá-la em um espaço mais amplo.

A golfinha nadou até a saída do porto, no entanto, não teve forças para continuar e voltou a encalhar nas pedras. Em seguida ela foi levada novamente para o tanque do Tamar, onde recebeu mais medicamentos e alimentação (por sonda).

Na manhã do dia 27 levamos o animal novamente para o porto de Praia do Forte, onde teve início o processo de reabilitação. Por volta das 10h30 da manhã, a lancha Água Viva, da Atlântico Sul Imagens, levou Beluguinha até o mar azul, onde aos poucos o animal se reabilitou e nadou, livre!”

O PBJ reconhece que essa iniciativa só pôde ter êxito graças aos esforços dos Projetos Tamar e Baleia Jubarte, do IMA, da equipe do Hotel Grand Palladium e do Atlântico Sul Imagens além de outros voluntários.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top