Você cumpre aquilo que promete ao seu cliente?


Claro que todos vão dizer que sim.

Pois bem, primeiro vamos conceituar algumas coisas.

A palavra cliente, pode ser usada por aquele que compra, utiliza ou consome um bem ou serviço. Assim sendo, temos uma variação de cliente.

Clientes externos, que é aquele que remunera em espécie por um bem ou serviço, e os:

Clientes internos, que lhe retribui com o bem ou serviço.

Quando pensamos em atender bem ao nosso cliente, temos que saber que temos que ter um bom relacionamento tanto com os nossos clientes internos, quanto com os externos. São os nossos colaboradores e parceiros.

Um bom atendimento se inicia com uma conversa franca onde as partes devem, por uma questão de ética, ser o mais transparentes possíveis. Se não tiver conhecimento total da atividade que está envolvido, peça ajuda! Mas não prometa aquilo que não sabe se vai poder cumprir.

O seu cliente externo, não vai se importar se naquele momento, você não dispuser de todos os ativos que ele precisa. Mas vai ficar louco da vida, se você disse que irá atender as suas necessidades, e não cumprir.

Kotler, já dizia: Um cliente insatisfeito, vai falar mal do seu produto para no mínimo mais 10 pessoas, e essas 10 pessoas vão falar para no mínimo mais 5. Pense nisso antes de não cumprir o que promete! Alguém quer fazer as contas da quantidade de pessoas em um ano???

Pense nisso!



Leia mais sobre empreendedorismo em Carcará Consultoria e Gestão.



Por Leonardo Santos

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top