Vitrine da Costa



WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO CÊNICA NO CENTRO DE CULTURA DE PORTO SEGURO


Facilitador: Klauss Zagnolli
Local: Centro de Cultura de Porto Seguro
Data: 10 a 14 de março de 2014
Horário: 18h até 22h
Carga horária: 20h
Inscrição: gratuita no CCPS
*VAGAS LIMITADAS

APRESENTAÇÃO

A iluminação cênica é uma das grandes responsáveis pela valorização de um espetáculo, cria o clima e em alguns momentos atua até como cenário. A partir dos anos 1990, as técnicas de desenho de luz e o trabalho dos operadores ganharam enorme desenvolvimento.
Paralelamente, houve uma evolução dos equipamentos, dos efeitos mais artesanais às sofisticadas mesas de luz. O mercado profissionalizou-se e hoje, um show, uma peça teatral ou uma festa necessitam de iluminação específica, contudo, a maioria dos proponentes que utilizam pautas para a realização de atividades no Centro de Cultura de Porto Seguro não se preocupam e/ou não entendem a real importância da iluminação cênica em um espetáculo. Observando a carência de profissionais para aturarem como operadores de luz, o Centro de Cultura de Porto Seguro, através de Klauss Zagnolli (Técnico de iluminação) oportuniza o Workshop de iluminação cênica com o intuito de ensinar as bases necessárias para a montagem de um plano e um mapa de luz (conhecimentos básicos).

WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO CÊNICA

O workshop qualifica aprendizes interessados na iluminação dentro do âmbito das artes cênicas. Um dos seus propósitos é unir tecnologia de ponta com o que existe de artesanal, ressaltando a criação/colaboração do artista da luz com as outras áreas das artes do palco e suas infinitas possibilidades de concepção cênica. O aprendizado está baseado em três princípios: conceitos envolvidos na área de iluminação e em outras áreas do teatro (teoria), percepção visual (dentro das perspectivas da estética) e tecnologia da cena (equipamentos, práticas de montagem e experimentações cênicas). Dentro desses princípios, são articulados o fazer artístico e este torna-se o elo para a aprendizagem.
Pretende-se ao final do workshop que os alunos passem por situações semelhantes que possam encontrar em futuros trabalhos. Vão ter que conceber e adaptar um projeto de iluminação de uma cena e realizar a montagem e toda a preparação para sua encenação.

OBJETIVO

O curso de 20 horas tem como objetivo:
1 - informar e conscientizar o participante sobre os recursos humanos, materiais e técnicos de iluminação cênica oferecida pelo Centro de Cultura de Porto Seguro, bem como a importância da luz na composição cênica.
2 - Potencializar e otimizar o uso do recurso disponível no CCPS de cultura pelas produções locais. 

PÚBLICO-ALVO
Produtores, atores, bailarinos, músicos, diretores artísticos, professores e demais usuários/interessados do centro de cultura.

RESULTADO ESPERADO
• Reconhecer os tipos de refletores disponíveis do Centro de Cultura;
• Estabelecer as relações dos componentes básicos da leitura de texto e a execução da iluminação;
• Confeccionar mapa de Iluminação.

EMENTA DO WORKSHOP
1) Nomenclatura dos componentes de um espaço cênico
- palco, rotunda, varas , estruturas e etc...

2) Conhecimentos básicos de eletricidade
- Técnicas e cuidados - Normas a serem seguidas
- Procedimentos de Montagem
- O trabalho em equipe

4) Cor-luz e Cor-pigmento

3) Características e funções da luminotécnica utilizada no Centro de Cultura.
- Refletores
- Mesas de Luz (consoles e racks de potência)

5) Sensibilidade, criatividade e técnica: o trinômio da criação
6) O passo a passo da criação
- Leitura do Texto
- Visão dos Ensaios
- Conversas com a Equipe de Criação
- Conversa com a Direção
- Estruturação da Produção de Luz
- A Montagem do mapa de luz
- Montagem

7) A Leitura Dramática da Luz
- Angulação, intensidade, dinâmica de movimento.

8) Alguns experimentos não convencionais utilizados.

9) Relatos de “casos’ durante criação de luzes de alguns espetáculos
- A afinação da luz
- A gravação da luz
- Os ensaios técnicos
- A estréia
- A passagem da Operação de Luz
- As visitas de verificação

10) Operação de Luz e Som

FACILITADOR

Klauss Zagnolli - Com vivências em atuação profissional em diversas áreas da técnica teatral em função de ter tido a oportunidade de atuar em todas as salas de espetáculo sob a gestão da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes. Atuando em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais. Desde palestras à operas, passando por peças teatrais infantis e adulto, balé, música popular e erudita. Foi possível conviver com grandes nomes da cultura mineira e brasileira, aprendendo com mestres da cenografia, sonoplastia e iluminação cênica. Trabalhei em teatro de arena, semi arena e palco italiano, além de ter gerenciado as operações de infraestrutura de uma casa de eventos de grande porte. Atualmente técnico de iluminação do Centro de Cultura de Porto Seguro.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top