Vitrine da Costa



O diretor e professor de teatro Rod Pereira foi convidado pela Casa da Cultura de Itanhém, há 313 quilômetros de Porto Seguro, para ministrar um curso de teatro. As aulas fazem parte do Projeto Teatro que propiciará aos alunos formação teatral básica e o desenvolvimento cultural da cidade. O projeto é considerado de fundamental importância para o fomento da atividade teatral em Itanhém e arredores.

As 30 vagas do curso esgotaram-se em três dias e há uma lista de espera de mais de 10 pessoas. Serão 120 horas/aula, com duração de três meses, sendo duas aulas por quinzena. O curso é dividido em duas etapas: a primeira denominada preparação, que é o momento onde os alunos são apresentados aos conceitos básicos da representação e a segunda o momento em que o grupo participa das aulas-ensaios preparando as cenas do espetáculo de fim de curso.

O Projeto Teatro é uma parceria do Diretor e Professor Rod Pereira com Marcos Martins e Samara Fagundes, ambos atores de Itanhém. “Sempre foi um sonho trazer tal oportunidade para Itanhém e está sendo maravilhoso trabalhar com Rod Pereira, uma pessoa que se dispôs a nos ajudar na construção da arte teatral em Itanhém. Apesar das dificuldades estou super ansioso pelas aulas e fico muito feliz em ver tanta gente interessada pelo curso, uma oportunidade que poucas cidades na região possuem”. Comemora Marcos Martins. Para Samara Fagundes, co-produtora o curso é de fundamental importância para a cultura da cidade. “Conseguir trazer um curso desse porte para Itanhém sempre foi um grande sonho meu, do Marcos e de muitos outros jovens que apesar de gostar do teatro nunca tiveram oportunidade conhecer mais profundamente essa arte. Espero que todos que fizerem o curso passem a amar mais ainda essa arte e que contribuam para que a cultura da cidade cresça cada vez mais”.



No final de Fevereiro Rod Pereira esteve em Teixeira de Freitas para ministrar aulas de História do Teatro, no Curso de Teatro desenvolvido pela Cia de Teatro TEMAT. (Teatro e Movimento Artístico de Teixeira de Freitas) e há propostas de aulas em outros municípios da Região a partir de Abril. Segundo o Diretor é bom receber esses convites. “Desde o ano passado venho recebendo convites, mas a agenda não permitia, esse ano há maior possibilidade, mas isso não significa uma troca de Porto por outros municípios. Porto sempre será a minha base com aulas no Musicart e o curso de teatro e as montagens de peças com a Cia de Teatro Na Arte a Verdade”. Comentou Rod Pereira

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top