Vitrine da Costa


Reunião operacional para a Copa traz resultados para a Costa do Descobrimento


A Costa do Descobrimento foi representada pela Comissão Local para Assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014™ no encontro “Planejamento Operacional para a Copa do Mundo”, que aconteceu na quinta-feira, 10/4, em Salvador, e é considerado um dos eventos mais importantes do processo de organização para o mundial.

Entre os participantes estavam representantes de diversos órgãos das esferas federal, estadual e municipal, além de membros do Comitê Organizador Local (COL) da Fifa. Como representantes da Costa do Descobrimento estavam Patrícia Martins, coordenadora da Comissão Local, Luís Otávio Borges, secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, e Leonard Fassarella, superintendente de Urgência e Emergência de Porto Seguro.

Eles foram divididos em grupos de trabalho sobre Telecomunicação e Energia; Segurança; Transporte e Mobilidade, Aeroportos e Acomodações e Receptivo e Turismo; Saúde; Comunicação; Meio Ambiente, Cultura e Voluntariado, para discutir os planos operacionais de cada área e articular a participação de todos os envolvidos na execução das ações.

Assim como acontece nas reuniões semanais da Comissão Local da Copa, os grupos apresentaram seus resultados e principais ações em andamento. A Costa do Descobrimento, que receberá as seleções da Suíça, em Porto Seguro, e Alemanha, em Santa Cruz Cabrália, foi bastante citada no encontro e já enumera conquistas para a região a partir do resultado dos trabalhos dos grupos da comissão.

Na área de segurança, haverá um reforço no monitoramento com 40 câmeras, viaturas e motos. No setor de transporte, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) publicará a situação de emergência da BR-367. Foi confirmada uma visita de inspeção com repasse ao setor de inteligência na área de mobilidade urbana e trânsito a ser feita por órgãos estaduais.

Para as ações de comunicação, já foi feita a captação de material em três idiomas para atendimento de jornalistas em uma parceria com Secopa e Bahiatursa, além da confirmação da vinda das equipes da empresa OI e da Telebrás para atendimento das demandas de tecnologia da informação.

Nos setores de cultura e turismo, está confirmada a vinda do programa “Guias e Monitores”, além das ações culturais de receptivo das seleções na Costa do Descobrimento. Foi também agendada uma audiência com a Bahiatursa para debates sobre estratégias de divulgação do turismo da Costa do Descobrimento.

Quanto ao projeto de voluntariado, ficou definido que será estruturado de acordo com as ações dos grupos estaduais e nacionais, com inscrições abertas até o final deste mês.

A coordenadora da Comissão Local para Assuntos da Copa na Costa do Descobrimento, Patrícia Martins, avaliou o encontro de forma extremamente positiva. “Nossos grupos locais de trabalho foram muito elogiados, e os resultados começam a aparecer. Nossa região ganhará muito com a vinda destas duas seleções e cabe a nós nos articularmos em busca de resultados”, afirmou, destacando também as ações na área de Saúde, com a vinda de desfibrilados e melhorias no sistema público.

Para o secretário Ney Campello, o encontro foi uma demonstração de como a Copa contribui para a formação de um legado institucional. “Com a articulação entre os principais órgãos em todas as esferas, como também com a iniciativa privada, podemos prestar melhores serviços à população”, afirmou.

Apresentação: A Comissão Local para Assuntos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™ foi criada em maio de 2011 e teve sua atuação ampliada a partir de janeiro de 2014. O principal objetivo é ser um canal aberto, atuando em ambiente cooperado de articulação, debate, deliberações e execução dos assuntos e atividades pertinentes à inserção da Costa do Descobrimento no contexto deste grande evento esportivo. A viabilidade e a responsabilidade da execução das atividades são definidas de acordo com as demandas.

A comissão é composta pelas Prefeituras Municipais de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Belmonte e Itabela, entidades representativas, sindicatos, empresas privadas, Secopa e demais secretarias do Governo Estadual, ONGs, representações do governo federal, instituições de ensino, Sebrae, Senac, corporações do Sistema Brasileiro de Segurança, Forças Armadas, Sistema de Saúde Público e Privado, representantes de grupos étnicos, culturais e imprensa.

A coordenação é do Porto Seguro Convention & Visitors Bureau (PSCVB) e Sindhesul, com secretaria executiva do PSCVB. As reuniões são realizadas todas as quartas-feiras, das 8h30 às 12h30, no Senac de Porto Seguro.



Assessoria de Comunicação

Comissão Local para Assuntos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™

Costa do Descobrimento



Tel. (73) 3268-4264

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top