Vitrine da Costa


Evaí Fonsêca requer contratação de médicos oncologistas para Porto Seguro





Através do Requerimento nº 100/2014, de autoria do Vereador Evaí Fonsêca, de 25/06/14, o mesmo requer ao Executivo Municipal a celebração de convênio com o Ministério da Saúde para a contratação de médicos oncologistas para o município de Porto Seguro.

A oncologia é uma das especialidades mais importantes da Medicina, pois estuda os tumores/cânceres malignos e a forma como essas doenças se desenvolvem no organismo.

Segundo o Vereador Fonsêca, o município de Porto Seguro, com seu grande desenvolvimento populacional dos últimos anos, não tem como ficar sem um médico oncologista, dado também o número elevado de casos diagnosticados. Após o diagnóstico, as pessoas precisam se deslocar para serem atendidas em outros municípios tais como Itabuna, Teixeira de Freitas, Itabuna ou Salvador.

Evaí Fonsêca recebeu cópia do Ofício GAB/SMS Nº 0530/2014, da Secretaria Municipal de Saúde, em resposta ao seu Requerimento nº 100/14, onde a Secretária Edna Santos informa a Prefeita Cláudia Oliveira que deverá compor a rede de Atenção à Saúde das pessoas com câncer o componente de Atenção Domiciliar, o componente de Atenção Ambulatorial e o componente de Atenção Hospitalar, onde neste último se tem os Hospitais habilitados como UNACON (que atende Teixeira de Freitas) e CACON (instalado no município de Itabuna).

“De qualquer forma”, diz o Vereador, “apesar de termos todo esse apoio, poderíamos encaminhar os pacientes para os tratamentos especializados de alta complexidade para as localidades mencionadas, porém elas poderiam ter no município os oncologistas que acompanhariam os tratamentos sem que estes pacientes tivessem que viajar para passar por suas revisões médicas periódicas e sistemáticas.”

Evaí FonsêcaVereador

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top