Vitrine da Costa




Porto Seguro Rosa 2014: a cidade inteira na luta contra o câncer de mama

As principais avenidas da Terra Mãe do Brasil foram tomadas pela vibrante cor rosa nesta sexta feira, 10/10. O Porto Seguro Rosa 2014, decisão de peito, promoveu grande mobilização em defesa da saúde da mulher no combate ao câncer de mama, reunindo, de acordo com informações da polícia, cerca de 3.000 mil pessoas, que se uniram à Prefeita, juntamente com a secretária de Saúde, Edna Alves, autoridades legislativas e secretários do governo, convocando toda a sociedade para a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da doença.

Munidos de faixas, bolas e engajamento social, os participantes percorreram o centro da cidade atraindo a atenção dos comerciantes, moradores e turistas, evidenciando a responsabilidade que todos têm na luta para a redução dos casos de câncer de mama, que no Brasil, em 2013, vitimou 12.705 mulheres, sendo o segundo tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com dados repassados pelo INCA.

A prefeita destacou que o município assumiu o compromisso diário, através do Programa de Saúde da Mulher, em combater massivamente o câncer de mama. "Desde o ano passado, quando foram realizadas 3.913 mamografias, tivemos a certeza que íamos fazer muito em benefício das mulheres para ampliação ao acesso deste relevante exame. Essa é uma decisão de quem se ama e o município está totalmente engajado para esta causa. Com certeza, nós vamos atingir nosso objetivo, que é a preservação da vida através da detecção precoce da doença, aumentando significativamente a saúde e a vida das mulheres", afirmou.

O evento que teve início na Praça do Relógio encerrou o trajeto nas imediações da Unidade de Saúde do Estádio, local onde foi realizada uma grande Feira de Saúde da Mulher. Cerca de 200 profissionais da área da saúde forneceram palestras voltadas para a prevenção do câncer de mama, além de ofertar ultrassonografia mamária, encaminhamentos para realização de mamografia, orientações técnicas para o auto exame das mamas, avaliação odontológica, atendimento médico e testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C.

“Nossa meta é a prevenção do câncer de mama, é a mobilização social para o diagnóstico precoce. Pretendemos realizar durante o mês de outubro 2000 mil mamografias. O Projeto Porto Seguro Rosa é uma realidade exitosa no município, que possui mais de 16 mil mulheres na faixa dos 40 anos. Já realizamos mais de 2.900 mamografias esse ano, o objetivo é mobilizar as mulheres que se amam a cuidar de sua saúde, a realizar o auto exame e procurar as unidades de saúde. Vamos juntos fazer Porto Seguro continuar Rosa na luta incansável contra o câncer de mama, abraçando a causa maior, que é a preservação da vida, ter atitude", pontua a Secretária de Saúde, Edna Alves



Secretaria Municipal de Saúde

Ascom - Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top