Vitrine da Costa


Abertura dos VIII Jogos Indígenas valoriza cultura Pataxó


A abertura do VIII Jogos Indígenas de Porto Seguro aconteceu ontem, 13, na Arena Boca da Barra, com a presença de várias etnias indígenas, representantes das aldeias pataxó da região, autoridades governamentais e presença da comunidade e de turistas. A abertura iniciou com a apresentação da historia indígena e das aldeias, entrada das delegações e a chegada da pira.

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, deu boas vindas aos povos indígenas e falou da importância cultural indígena para a identidade deste país, sobretudo, para a terra mãe, Porto Seguro, berço da nação. “Somos honrados por termos toda a riqueza dos saberes indígenas, sua cultura e expressões, em uma comunidade pro-ativa junto ao município, que interage e soma ao crescimento e fortalecimento de nosso patrimônio histórico e cultural”, frisa.

Dentre importantes pronunciamentos, fizeram uso da palavra o superintendente de Assuntos dos Povos Indígenas de Porto Seguro, Juari Pataxó; o coordenador técnico da Superintendência de Esporte do Estado da Bahia: Ney Santos; secretário do Mundial Indígena, da Secretaria Especial do Estado de Tocantins; Hector Franco; o coordenador de Políticas Esportivas Indígenas, representando o Ministério de Esportes, Rivelino Macuxi; o coordenador Internacional do Mundial Indígena (Comitê Intertribal), Marcos Terena. Também prestigiou o evento, o ator Jayme Periard, que veio especialmente ao município para acompanhar a VIII edição dos Jogos Indígenas Pataxó.

Até o dia 16 de novembro, 18 aldeias pataxó e etnias convidadas, como Pataxó hãhãhãe (Bahia), Kuikuro (Mato Groso do Sul), Kiriri (Bahia) e Tuxá (Bahia), estarão participando das competições.



Superintendência de Assuntos Indígenas

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro



0 comentários :

Postar um comentário

 
Top