Vitrine da Costa


Cairu resgata tradição secular do Reisado de São Benedito


O município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, celebra neste domingo (11) o Reisado de São Benedito, em louvor ao padroeiro da cidade. A Festa é uma tradição do Brasil Império, rica em sincretismo religioso, em que gente simples vira rei, com vestimentas ricamente adornadas com miçangas e lantejoulas. Os negros relembram através da dança seus antepassados, simulando o combate entre mouros e cristãos.

A fim de conservar a tradição centenária, a prefeitura preparou uma programação especial que começa com uma missa solene em louvor ao santo na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. A celebração atrai moradores e turistas em agradecimento aos feitos do santo protetor. Além da programação religiosa, a festa conta com apresentação de diversos grupos folclóricos da região, animando as ruas e praças da cidade.

Após a missa solene, os grupos Reinado, Chegança, Congos, Barquinha, Marujada e Dondoca, entre outros desfilarão por Cairu mostrando todo o seu colorido e musicalidade, seguidos pela Filarmônica do Centro Popular Cairuense, com 100 anos de história na região.

A Fanfarra de Cairu, grupos de capoeira e puxada de rede Samba Nossa Senhora da Penha, de Gamboa, o Samba Quilombola, de Galeão, o Zambiapunga, de Boipeba, e o Boi Malhado, de São Sebastião também estarão presentes na festa. O ponto alto da programação é a tradicional descida da bandeira de São Benedito, que ocorre na praça central da cidade, em frente ao centenário Convento de Santo Antônio.

Vitrine da Costa


São Benedito


O santo protetor dos negros e escravos, conhecido mundialmente, tem uma história de vida repleta de valores humanos admirados por devotos e adoradores. A simplicidade, humildade, amor a Deus e ao próximo são algumas das características que tornaram São Benedito uma referência religiosa, inicialmente em Portugal pelos negros.

O dia 26 de Dezembro foi escolhido para celebrar o culto a São Benedito, tornando-se uma tradição que vem do Brasil Império até hoje, rica em sincretismo religioso e muitas manifestações folclóricas repletas de história e cores adornadas com miçangas e lantejoulas. Em Cairu a celebração acontece sempre no segundo domingo de janeiro, em virtude das celebrações da Festa dos Santos Reis.

Regata Salvador Cairu


Além da programação religiosa e a cidade contará com II Regata e Rali Náuticos Oceânicos Salvador – Cairu. A Regata sai de Salvador na manhã do sábado (10), com previsão de chegada no final da tarde, em Cairu. A expectativa dos organizadores é que, pelo menos, 40 barcos participem da competição.

A primeira edição da Regata aconteceu em janeiro de 2014, e foi um sucesso de público. 36 embarcações participaram da competição. O entorno da Marina Tinharé, local de chegada dos barcos, ficou mais bonito e colorido.

Programação de Shows


Paralela à programação religiosa, cultural e náutica, a prefeitura programou uma série de shows que acontecem na noite do sábado (10) e do domingo (11). Sobem ao palco, nomes como Parangolé, Pagodart, Dois amores, Neto Azevedo, Prá Casar, Samba com Nóis, Ideia Cheque e Grupo JS.


Mais informações, agenda de entrevistas com o prefeito de Cairu, Fernando Brito, além de fotos em alta podem ser solicitadas através dos telefones abaixo. Fotos Divulgação. Caso queira em alta, favor solicitar.



INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
LK COMUNICAÇÃO

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top