Vitrine da Costa


Porto Seguro lança Campanha contra à dengue 2015

Tendo a finalidade de fortalecer as ações de combate a dengue e impedir o registro da febre chikungunya no município, a Prefeitura de Porto Seguro, através Secretaria de Saúde, promoverá dia 21/01, o lançamento oficial da Campanha de mobilização contra o mosquito Aedes Aegipty. O evento, que acontecerá simultaneamente no Centro e nos bairros Manoel Carneiro e Pacatá, às 9h, pretende convocar a população para o enfrentamento da doença.

Entre as atividades educativas, será realizado faxinaço com atuação dos agentes de endemias que visitarão imóveis com o objetivo de envolver a população na identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito da dengue, bem como incentivando à população para a retirada de materiais que acumulam água parada. Além disso, os moradores serão orientados para a realização de ações diárias de limpeza preventiva em suas residências, destacando a importância da mobilização social como uma prática que contribui para a construção de uma consciência cidadã coletiva.

Vitrine da Costa


“O trabalho de combate a Dengue é continuo, intensificado durante todo o ano. Em 2014 efetivamos 624.000 visitas em 6 ciclos, esses importantes indicadores contribuíram para que o nosso Índice de Infestação Predial reduzisse para 0,8 possibilitando que o município tenha uma situação satisfatória para o controle e prevenção da Dengue. Os casos suspeitos de Dengue reduziram 84% em notificações e os casos confirmados da doença diminuíram 97% em relação ao ano de 2013", informa a Secretária de Saúde, Edna Alves.

Sobre a doença: Dengue e chikungunya são duas doenças causadas por vírus, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os sinais e sintomas são muito parecidos. As pessoas podem apresentar febre, dor de cabeça, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, dores nos olhos. A principal diferença é que no Chikungunya ocorrem fortes dores nas articulações (tornozelos, punhos, joelhos, cotovelos e coluna vertebral).

Ascom-Secretaria de Saúde

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top