Vitrine da Costa


SecultBA realiza Conferência no Porto Musical, em Recife


Bass Culture Clash, ação do projeto Bahia Music Export, da SecultBA, será tema de exposição em evento que reunirá profissionais da música do Brasil e do mundo


Discussões, tendências do mercado de música e convidados internacionais dão o tom do Porto Musical, importante encontro voltado para os profissionais da música no Brasil. E a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), marca presença no evento por meio da realização da conferência "Estudo de Caso Brasil/UK Colaboração Criativa: Bass Culture Clash - Uma troca transatlântica", que contará com a participação daassessora de Relações Internacionais da SecultBA, Monique Badaró; da representante da BM&A no Reino Unido, Jody Gillett; e do presidente da empresa British Underground, Crispin Parry. A conferência apresentará o intercâmbio musical Bahia – Reino Unido e acontece no dia 07 de fevereiro, no Teatro Apolo, em Recife. Na ocasião, também serão distribuídas as coletâneas do Bahia Music Export (BMEX) para os profissionais estrangeiros no evento, especialmente os programadores de festivais.

O Bass Culture Clash é uma das ações do Bahia Music Export desenvolvida em parceria com a empresa British Underground com a missão de impulsionar a internacionalização do setor de música independente no estado. Representante da SecultBA no Porto Musical, Monique Badaró explica que essa ação permitiu não só a aproximação entre artistas de contextos culturais diversos, mas que apresentam afinidades e identificações estéticas e musicais, troca de informações, conhecimentos, experiências, formação de rede e realização de projetos colaborativos. "Além disso, busca dar visibilidade local, nacional e internacional a artistas da cena independente da Bahia", explica.


Porto Musical - Criado em 2009, em parceria com a Womex - World Music Expo, uma das mais importantes feiras de negócios e oportunidades do mercado da música internacional, o Porto Musical acontece de 04 a 07 de fevereiro, no Bairro do Recife, e promove seminários, rodadas de negócios, conferências, mesas redondas e showcases, um foco no intercâmbio e na distribuição da música. O evento tornou-se uma plataforma para troca de informações e conhecimentos em música e tecnologia e de formação de rede para os profissionais brasileiros, com visibilidade internacional e já inserido no calendário de profissionais de ambos os setores. É considerado também uma importante porta de entrada para o mercado de música brasileira. Este ano, participam do evento cerca de 600 profissionais da música no Brasil, entre representantes de selos, gravadoras e programadores de importantes festivais.


Bass Culture Clash II - Uma das ações promovidas pelo Bahia Music Export é o Bass Culture Clash, desenvolvida em parceria com a empresa British Underground com o objetivo de estimular a internacionalização do setor de música independente no estado. Na programação deste ano, estão previstos três shows (dias 29 e 31 de janeiro e 02 de fevereiro) e uma oficina sobre estratégias de internacionalização de música no dia 31 de janeiro, no Escritório Bahia Criativa (Forte de Serviços Criativos, no Barbalho). Com enfoque nos métodos desenvolvidos pela British Underground , a Oficina pretende investigar esta que é uma agência líder em showcases internacionais e em desenvolvimento de negócios e oportunidades para artistas emergentes no Reino Unido.


O Bahia Music Export surgiu em 2010 e integra o Programa de Apoio à Mobilidade Artística e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Tem como objetivo impulsionar a internacionalização da música independente do Estado. Por meio de um conjunto de ações articuladas, busca qualificar os agentes do setor; realiza ações promocionais em feiras setoriais no Brasil e exterior; promove projetos colaborativos e de intercâmbio internacional, de maneira a contribuir para a inserção dos artistas baianos e sua criação musical no Mercado Internacional.

Para mais informações acesse: www.cultura.ba.gov.br



28/01/2015

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA





0 comentários :

Postar um comentário

 
Top